Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

MISSÃO

A missão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância é gerar biólogos portadores de conhecimento sobre a diversidade da vida e dos processos que a geram e mantêm, tendo a responsabilidade maior pela preservação do patrimônio natural, não apenas no sentido da atuação técnica, mas também de assumir a disseminação desse conhecimento por meio da educação. Mostrar como as diversas atividades humanas têm conseqüências e atentar para as responsabilidades individuais quanto a essa preservação é um exercício de cidadania a ser estimulado.

Espera-se que o licenciado seja capaz de entender o processo de produção/construção do conhecimento biológico, esteja afinado com as demandas da sociedade como um todo, aprendendo a identificar problemas e a apresentar soluções, saiba localizar a informação transitando por diversas áreas de conhecimento, esteja familiarizado com as linguagens contemporâneas, favorecendo a mediação nos processos de aprendizagem. Formar licenciados qualitativamente diferenciados, permitindo à sociedade usufruir o trabalho de um educador que tenha essas características.

OBJETIVO

Atender a uma formação interdisciplinar do licenciado, superando as fragmentações que a excessiva disciplinaridade trouxe aos currículos de Biologia e que tanto comprometem a formação docente para atuar na educação básica. Em decorrência disso, toda a concepção curricular nesse curso foi planejada, de modo a ficar estruturado em módulos (e não disciplinas) e eixos temáticos transversais, permanentes para a formação fundamental dos licenciados: biológico, propriamente dito; relacionando a Biologia com a sociedade e o conhecimento; bem como em sua prática pedagógica.

COMPETÊNCIAS E AS HABILIDADES DO BIOLÓGO:

• realizar atividades educacionais em diferentes níveis;
  • acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área de atuação;
  • elaborar e executar projetos, utilizando o conhecimento socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos, tendo a compreensão desse processo a fim de utilizá-lo de forma crítica e com critérios de relevância social;
  • desenvolver práticas investigativas e ações estratégicas para diagnóstico de problemas, encaminhamento de soluções e tomada de decisões;
  • atuar em prol da preservação da biodiversidade, considerando as necessidades de desenvolvimento inerentes à espécie humana;
  • organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais de forma colaborativa;
  • gerenciar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas do conhecimento biológico, no âmbito de sua formação;
  • utilizar novas metodologias e tecnologias que favoreçam a mediação no processo de aprendizagem;
  • desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas que possibilitem a ampliação e o aperfeiçoamento de sua área de atuação, preparando-se para viver numa sociedade em contínua transformação.

Moodle Ufpa

Biologia pergunta

Com que frequência você acessa o moodle do seu curso?

• toda semana
  • todo mês
  • a cada 2(dois) meses
  • 1(uma) vez por semestre
  • quase nunca

Espaço do Aluno

Clique na Imagem para falar com a Secretaria!