Fórum Nacional de Coordenadores UAB lança petição pública em favor do Programa

Disponível na internet, petição integra campanha que visa à manutenção do Programa UAB diante dos cortes recentes de verbas

Hoje (24), inicia a campanha nacional em favor da manutenção do orçamento do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Neste contexto, o Fórum Nacional de Coordenadores UAB lançou uma petição pública online com o objetivo inicial de reunir 500 mil assinaturas favoráveis à manutenção do Programa UAB, cujo orçamento foi alvo de cortes recentes.

Acompanha a petição um manifesto, publicado na página do Fórum Nacional de Coordenadores UAB no Facebook, no qual os gestores UAB convidam a sociedade civil a participar da campanha. Além disso, o Fórum solicitou às Instituições de Ensino Superior (IES) de cada estado a se articularem com as gestões municipais, para que os prefeitos assinem cartas individuais, demonstrando a preocupação com os cortes no orçamento do programa. Essa articulação é feita por meio dos coordenadores UAB, cargo ocupado na UFPA pelo professor José Miguel Martins Veloso, Assessor de Educação a Distância da Universidade (AEDi/UFPA).

Segundo o professor José Miguel, a campanha é de suma importância para a reinserção do Programa UAB na agenda política nacional. Desde que foi criado, em 2006, o Programa já formou mais de 120 mil alunos, a maioria professores que atuam na educação básica de localidades distantes dos centros urbanos brasileiros.