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Publicações Cadastradas

Titulo: Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização

Autor: Carolina Costa Cavalcanti; Gina Strozzi.

Resumo: Este trabalho de reflexão apresenta os resultados de uma investigação bibliográfica que apontou e discutiu a realidade dos dados sobre a implantação e expansão da Educação a Distância (EAD) no Brasil – enfocando a inclusão digital – e analisa ‘como’ e ‘quanto’ ela corroborou para o fortalecimento dos Direitos Humanos e especialmente para o desenvolvimento da cidadania. A sistematização dos resultados contribuiu para uma reflexão crítica acerca do atual panorama de EAD e da democratização do ensino e de cidadania no país. A problemática da pesquisa circunscreveu-se sobre o trinômio: inclusão digital, democratização do ensino e cidadania. A hipótese norteadora do trabalho é que a EAD é instrumento para uma ação que faz recuperar, avançar e fortalecer a cidadania e as competências para o desenvolvimento pessoal e profissional. O trabalho de reflexão foi conduzido através dos dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância – 2006. Palavras chave: Educação a distância, democratização do ensino, inclusão digital, direitos humanos, cidadania.

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Titulo: O PROFESSOR/TUTOR E AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autor: Ana Maria Soek; Sonia Maria Chaves Haracemiv.

Resumo: A relação ensino/aprendizagem é um fenômeno complexo, e possui várias dimensões de ordem social, política e econômica que interferem na dinâmica da sala de aula e no processo de aprendizagem presencial ou a distância. As transformações tecnológicas das últimas décadas têm sido rápidas, amplas e profundas. Com isso, novos paradigmas são estabelecidos, exigindo dos professores novas práticas docentes que os tornam mediadores do conhecimento, em oposição ao velho paradigma do professor detentor de conhecimento. Um grande desafio se põe para os envolvidos nas práticas educativas, principalmente nos processos de educação a distância (EAD), que implica em repensar essa modalidade, tendo em vista as novas relações e os novos papéis na comunicação bidirecional. O presente artigo visa situar esse contexto de transformações e discutir as relações de ensino/aprendizagem nos processos de educação a distância, especialmente ao que se refere aos aspectos didático-metodológicos, ou seja, as relações de ensino/aprendizagem, mediada pelo trabalho dos tutores tanto nos momentos presenciais como a distância, caracterizando-se assim, as diferentes interfaces da EAD. Palavras-chave: Educação a distância, relação ensino/aprendizagem, mediação do conhecimento e trabalho tutorial.

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Titulo: O EJA E A EAD

Autor: Eduardo Augusto Nunes Alves

Resumo: A necessidade da entrada prematura de muitas pessoas no mercado de trabalho faz com que tenhamos um contingente de pessoas que não concluíram a educação formal. Esta situação numa era baseada no conhecimento exige ações rápidas e que satisfaçam as necessidades das pessoas e das novas demandas do mercado.

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Titulo: APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO A DISTÂNCIA

Autor: Felipa Lopes dos Reis; António Eduardo Martins

Resumo: A utilização das várias formas de interacção e comunicação em rede institui uma nova modalidade de educação que é denominada de educação à distância. O crescimento exponencial que ocorreu nas últimas décadas desta metodologia de ensino deve-se aos avanços tecnológicos, sobretudo nos espaços virtuais da Internet que resultam em novas abordagens pedagógicas e inúmeras possibilidades de acesso rápido e fácil às informações. A selecção desta temática é motivada pela experiência como professores no ensino em regime de E-Learning na Universidade Aberta e pelo reconhecimento da relevância dos fóruns na construção de ambientes de aprendizagem. Palavras-chave: Educação à Distância. Aprendizagem Colaborativa. Comunicação.

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Titulo: TUTORIA EM EAD ON-LINE

Autor: Rosalva Ieda Vasconcelos Guimarães de Castro; Gina Mattei

Resumo: O enfoque central deste trabalho foi analisar a importância da atuação do tutor em ambiente de Educação a Distância on-line, na perspectiva de incentivar a interação e a interatividade, considerando que estes são fatores determinantes no processo de aprendizagem nesta modalidade de educação. O estudo foi realizado por meio da análise de documentos gerados nos fóruns de discussão com os tutores e alunos do curso de Graduação em Administração do Centro de Educação a Distância CEAD/UnB com o objetivo de identificar as atitudes dos tutores que favorecem ou potencializam a interação sócio-afetiva na comunidade de aprendizagem. A abordagem qualitativa permitiu evidenciar os fatores sócioafetivos que, presentes na prática pedagógica, especialmente a distância, podem torná-la uma pratica de amor e sedução. Despertar o amor pelo conteúdo, a motivação para superar os obstáculos que se encontram no caminho, apaixonarse pelo ambiente on-line, obter a simpatia apesar da distância física que separa o aluno e o educador, são os desafios que se impõem na construção cotidiana desta relação pedagógica. A pesquisa mostra que, em ambientes de EaD on-line, surgem formas específicas de comunicação, de ação e interação entre os sujeitos que podem influenciar diretamente os processos de aprendizagem e o tutor pode ter aí um papel decisivo. Palavras-chave: Educação a distância on-line – atitudes do tutor – interação – interatividade – aprendizagem.

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Titulo: PROPOSTA PARA A IMPLANTAÇÃO DE EAD EM CURSOS PRESENCIAIS

Autor: Leandra Mendes do Vale

Resumo: A modalidade semipresencial permite a criação de novos paradigmas educacionais, onde docentes e discentes possuem novos papéis e atribuições. Além disso, possibilita o desenvolvimento da “inteligência coletiva” e a construção de “ambientes coletivos de aprendizagem”, permitindo o desenvolvimento de um trabalho mais dinâmico e complexo, sem limites de tempo e espaço. Este artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia para que as instituições de ensino possam ofertar EAD como ferramenta complementar aos cursos de graduação atendendo à portaria do MEC 4.059, de 10 de Dezembro de 2004 (DOU de 13/12/2004, Seção 1, p-34), artigo 1º § 2º, que reza sobre a oferta de disciplinas, integral ou parcialmente, na modalidade semipresencial, desde que esta oferta não ultrapasse 20% da carga horária total do curso. A metodologia proposta compreende o levantamento do público alvo, definição de objetivos, abordagem pedagógica, instrumental tecnológico, design instrucional, sistema de avaliação/validação e custos envolvidos. Assim sendo, as instituições de ensino, a partir da metodologia proposta, poderão através de um projeto piloto, validar as técnicas de EAD aplicadas como apoio aos cursos presenciais; adequar-se à dinâmica das novas metodologias de ensino/aprendizagem; avaliar o perfil e maturidade de discentes e docentes; propor soluções que tenham uma relação custo/benefício satisfatória.

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Titulo: OS MOTIVOS DE DESISTÊNCIA ALEGADOS NUM CURSO A DISTÂNCIA VIA INTERNET: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA GESTÃO DA EAD.

Autor: Ivana Almeida

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa sobre evasão em um curso pela Internet, num caso específico, o “Aprender a Empreender pela Internet”, oferecido pelo SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequena empresas). O projeto analisa os principais problemas da evasão tanto baseada em referencial teórico estudado, quanto sob a ótica dos próprios alunos. Por fim, é dedicada atenção aos depoimentos dos alunos para buscar instrumentos que possibilitem os tutores a exercer esta ação educativa tão importante na atual Sociedade da Informação e do Conhecimento. Palavras-chave:Evasão, Aprender a Empreender, Educação a Distância.

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Titulo: INCLUSÃO DIGITAL: A VISÃO DE ESTUDANTES INCLUÍDOS E EXCLUÍDOS DIGITALMENTE SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Autor: Susan Carla Lavarini dos Santos

Resumo: A Inclusão Digital é tema de grande relevância no contexto mundial e uma questão importante dentro das políticas públicas no Brasil. A Educação a Distância (EaD) é uma possibilidade real de se levar educação, em especial a Superior, aos mais diversos locais do País. Este estudo buscou verificar a visão dos alunos sobre a educação a distância que estão concluindo Ensino Médio e se a condição de excluído ou incluído digitalmente interfere nas atitudes em realizar um curso superior a distância. O referencial teórico versa sobre ações para a inclusão digital, a importância de sua realização, a relação entre educação e tecnologia e as barreiras para a Educação a Distância. O procedimento de coleta de dados buscou entrevistar alunos de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio, identificá-los como incluídos ou excluídos digitalmente e verificar qual a visão deles sobre a EaD. Os resultados revelaram que diferenças não são significativas na visão dos alunos sobre a EaD no que se refere à condição de serem indivíduos incluídos/excluídos digitalmente. Evidenciou-se uma grande ausência de informações sobre EaD nas escolas públicas. Ao final foram apontadas algumas sugestões para o aperfeiçoamento do estudo realizado e futuras questões de pesquisa. Palavras-Chave: Inclusão digital, Educação a Distância, Ensino médio.

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Titulo: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ON-LINE PARA A CRIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA

Autor: Marckson Oliveira da Silva

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as etapas do desenvolvimento de um sistema de informação on-line que dê suporte para cursos a distância a ser utilizado na Faculdade do Sul de Mato Grosso. Para isto, foi realizada uma ampla pesquisa para descobrir tecnologias que pudessem ser utilizadas no seu desenvolvimento e, portanto, foi desenvolvido um sistema que associa a tecnologia PHP ao banco de dados MySQL. Por se tratar de um ambiente de educação a distância, a referida pesquisa reporta os conceitos gerais acerca do tema, bem como estuda os critérios ergonômicos de um ambiente deste tipo, verificando que o mesmo possui características e potencialidades que o habilitam plenamente a ser usado como ferramenta de apoio à educação a distância. O EDUNET, nome dado ao sistema, é um ambiente que objetiva a qualificação de pessoas através de cursos dispostos em um espaço web. Uma característica importante desse sistema é a facilidade de uso por parte de quem deseja fazer o curso, podendo ser usado por qualquer pessoa, mesmo não tendo conhecimento avançados em informática Palavras-chave: Educação a Distância. Ergonomia. Desenvolvimento WeB. Sistema de Informação On-Line.

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Titulo: Um pequeno “Atlas” de “Mapas” sobre “Mapeamento de Informações”

Autor: Alexander J. Romiszowski, Phd.

Resumo: Este é o segundo artigo da série de ajudas de trabalho sobre aspectos de design instrucional e desenvolvimento de materiais didáticos para sistemas de EAD. O motivo da inclusão dos dois primeiros textos da série na mesma edição da Revista é resultado da inter-relação entre ambos. O primeiro texto, sobre conceito e uso de “ajuda de trabalho”, utilizou a técnica de “mapeamento” em sua redação e também classificou esta técnica como uma das mais usadas para redação de ajudas de trabalho. O segundo apresenta uma descrição mais completa dessa técnica, para que o leitor interessado possa analisar as sugestões contidas no texto anterior com maior compreensão dos conceitos e princípios de “mapeamento de informações”. Este segundo texto também serve como uma introdução ao uso de “mapeamento” para desenvolvimento de materiais didáticos e materiais de consulta. Coloca suas sugestões na prática, utilizando o processo de “mapeamento” para organizar sua própria mensagem e incluindo algumas perguntas de auto-avaliação para o leitor testar sua compreensão deste processo.

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Titulo: DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autor: Alexander J. Romiszowski, Hermelina P. Romiszowski

Resumo: PROPÓSITO Criação de terminologia brasileira de Educação a Distância (EAD), visando o fortalecimento e a expansão do paradigma nacional. OBJETIVOS Definir, conceituar e relacionar termos e expressões inerentes e relativas à EAD, como apoio à prática e incentivo ao uso de linguagem pertinente à EAD. Oferecer aos interessados no assunto, matéria que sirva de base para futuras ampliações e discussões críticas, visando o fortalecimento do uso de linguagem apropriada à prática da EAD.

E-mail: www.abed.org.br/revistacientifica/_brazilian/dicionario_terminologia_ead/dicionario_terminologia_ead.htm

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Titulo: AS GRANDES USINAS HIDROELÉTRICAS AMAZÔNICAS E O PLANEJAMENTO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autor: MÁrio Roberto de Lima Pereira

Resumo: No Brasil com a crise nacional de energia em 2001, o governo se viu obrigado a retomar os projetos em infra-estrutura, priorizando a geração de energia elétrica. Toda geração de energia elétrica tem impactos sociais e ambientais. A base da matriz de geração elétrica no Brasil é a hidroeletricidade e tudo indica que as UHE´s continuarão sendo as principais fontes de geração. Desta forma, a Amazônia torna-se importante como fornecedor de energia elétrica para o desenvolvimento nacional. A hidroeletricidade trouxe para a Amazônia inúmeros problemas e discrepâncias. O desafio é se ter um processo que contemple o Desenvolvimento Regional Sustentável, através de um Planejamento Integrado de Recursos, alinhando-se o Estado,empreendedores e populações tradicionais em uma base de ética ambiental e social de responsabilidade. Através de pesquisa bibliográfica descritiva as grandes UHE´s amazônicas (Coaracy Nunes, Curuá-Una, Tucuruí, Balbina e Samuel) foram analisadas quanto aos indicadores sócio-ambientais. Estes projetos tiveram processos similares: planejamentos falhos, gestão autoritária não participativa, desequilíbrios sócioambientais, sem perspectivas regionais de longo prazo e ausência de um projeto de amplitude regional. A Amazônia tornou-se fornecedora de energia, a baixo custo, para empreendimentos eletro-intensivos, também para outras regiões, quando não, incapaz de substituir dentro da matriz de geração regional, fontes poluidoras, de maior custo como termelétricas a diesel, sem eqüidade. Servindo de exemplos de como não planejar os outros empreendimentos que estão por vir, tais como as do Rio Madeira (Jirau e Santo Antonio), Belo Monte e São Luiz do Tapajós.

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Titulo: TECNOLOGIA EDUCACIONAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO LABIRINTO DO CIBERESPAÇO

Autor: JosÉ Augusto de Melo Neto

Resumo: A presente publicação, fruto de pesquisas realizadas pelo autor no intervalo de cinco anos (2001 a 2005) nas escolas públicas do Amazonas, em nível lato e strictu sensu, revela de forma explícita como vem sendo tratada a questão da tecnologia pelos sistemas de ensino, considerando especialmente a formação de professores para a utilização dos laboratórios de informática.

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Titulo: Implantação do Planejamento Estratégico Institucional do Hospital Ophir Loyola

Autor: Augusto Moreira E Lucélia Carvalho

Resumo: Abordaremos algumas modalidades de planejamento estratégico, tais como Planejamento Situacional e o Planejamento Institucional.

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Titulo: TRABALHO SOCIAL COM ALCOOLISTAS EM ANANINDEUA REFLEXÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA NÃO ESTATAL

Autor: AndrÉ Luiz Mello Amarante

Resumo: A presente monografia refere-se a um dos graves problemas que assolam a humanidade que se chama ”alcoolismo”. Entre os assuntos tratados, dá-se ênfase as questões que envolvem os aspectos: Social, o Mercado, Fragilidades Sócio-Familiares, Prejuízos Econômicos e ações do Terceiro Setor. Busca-se conhecer as diversas síndromes provocadas pelo alcoolismo e avaliar o trabalho de recuperação desenvolvido pelo Albergue “Francisco de Assis”, chegando-se a conclusão que embora os resultados alcançados sejam significativos, considerando a realidade da Instituição, foram detectados alguns pontos frágeis que seriam necessárias determinadas modificações que possibilitem a ampliação do leque de envolvimento dos assistidos a fim de se conseguir um percentual maior de recuperação .

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Titulo: A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

Autor: Maria do Carmo Souto Silva E Marilúcia Oliveira de Sousa Crepaldi

Resumo: O Licenciamento e o Manejo Florestal, estabelecidos legalmente visam controlar e impedir maiores danos ao meio ambiente. No Pará constituem importantes mecanismos de prevenção face as ações devastadoras, verificadas, principalmente, no âmbito do setor Madeireiro. Todavia, o andamento dos processos tem sido lento e caracterizado por dificuldades, entre as quais se verifica a necessidade de uma comunicação estratégica que viabilize transparência, agilidade e integração interinstitucional. Ao tratar do tema, o objetivo geral foi analisar como se dá o processo de comunicação entre o COGEF e as instituições envolvidas com o Licenciamento e Manejo Florestal. Os objetivos específicos foram: a) Investigar os fatores endógenos e exógenos que contribuem para a falta de planejamento e de recursos, que se constituem em entraves ao Licenciamento e o Manejo Florestal; b) Conhecer as ações que são desenvolvidas pelos profissionais da área ambiental para incentivar o Licenciamento e Manejo Florestal; c) Estudar a aplicação de instrumentos de comunicação capazes de promover a otimização do trabalho desenvolvido pela Gestão Florestal no que tange ao Licenciamento e Manejo Florestal. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Chegou-se à conclusão que os entraves ao Licenciamento e ao Manejo Florestal abrangem: a falta de planejamento, recursos, transparência, inexistência de um programa de comunicação e a necessidade de maior integração interinstitucional. A superação desses obstáculos é indispensável para uma gestão florestal sustentável.

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Titulo: AVALIAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL NOS MUNICÍPIOS DE GOIANÉSIA DO PARÁ, DOM ELISEU, ULIANÓPOLIS

Autor: Josefina Maria Figueiredo PicanÇo

Resumo: Este estudo desenvolve uma avaliação social e ambiental da produção de carvão vegetal presente em alguns municípios do Estado do Pará, como é o caso de Goianésia do Pará, Dom Eliseu, Ulianópolis, Rondon do Pará, Paragominas, dentre outros, que desenvolvem atividades de produção e distribuição de carvão vegetal. Considerando que a atividade carvoeira na Região Norte do Brasil assume papel de relevada importância, urgindo pela adequação de preceitos que envolvem fundamentos de ordem econômica, social e ambiental, foram utilizadas informações coletadas através de dados secundários obtidos de estudos anteriormente efetuados sobre a atividade de carvoejamento. Esses referenciais tornaram possível tratar a temática com base nas representações das instituições envolvidas, bem como dos agentes históricos que ficaram à margem das interpretações. Os principais resultados obtidos demonstram que a maioria dos produtores encontra-se na informalidade e que a falta de sustentabilidade das florestas pode comprometer a atividade nos municípios. Além disso, os maiores impactos ambientais advindos da atividade estão relacionados à poluição do ar e disposição inadequada dos fornos de carvão. O trabalho indicou a necessidade de ações no sentido da melhoria e fortalecimento das atividades ligadas à cadeia produtiva de carvão vegetal, a necessidade da integração das políticas sociais e intervenção técnica visando transformar a atual situação social, e laboral relacionada à produção artesanal de carvão, considerada ainda precária. Ao final, chega-se à inferência de que a conscientização da sociedade em direção ao desenvolvimento sustentável deve proporcionar necessariamente o aceso a uma formação educacional que compreende o homem enquanto ser social e sujeito do processo de formação (educacional e técnica). O uso dos recursos combinando atividades econômicas e a conservação ambiental é uma forma ideal para garantir um desenvolvimento sustentado de uma determinada região. Mas, essa harmonização de atividades antrópicas com a proteção ambiental só é conseguida mediante um conjunto de conhecimentos e práticas educativas desenvolvida com a comunidade local.

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Titulo: Estratégias de sobrevivência dos povos das águas: projeto agro-extrativista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Autor: Aurimar Francisco Viana da Silva

Resumo: As estratégias de sobrevivência dos Povos das Águas nos minifúndios de várzea do estuário do Rio Amazonas é o mote do presente estudo. A ênfase recai sobre o ambiente insular, possuindo como referência a Ilha Quianduba, situada no Município de Abaetetuba, no Estado do Pará. O espaço geográfico selecionado foi objeto da ação estatal, quando o Governo Federal, no ano de 2006, interveio na região, por intermédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e da Gerência Regional do Patrimônio, e viabilizou a transformação de um imóvel rural com área de 2.810,9039 hectares, sob jurisdição da União, num Projeto de Assentamento Agro-Extrativista, considerado uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, na modalidade Reserva Extrativista, por equiparação. As informações sobre as famílias, em número de 600, foram coletadas por intermédio de entrevistas de campo que, depois de tabuladas e confrontadas com a realidade, permitiram fazer inferências sobre as comunidades que integram o projeto, gênero, grau de parentesco, moradia, tempo de ocupação da área, hierarquia da ocupação, tamanho das posses, faixa etária dos componentes das famílias, renda familiar, educação, saúde, saneamento, associativismo, lazer, cultura, extrativismo do açaí, pesca do camarão, olarias, caça, pesca e utilização de crédito rural. As conclusões obtidas estão relacionadas com o reconhecimento de direitos dos moradores que passaram a integrar a base de dados do INCRA, sendo sujeitos de direitos e obrigações, quebrando o paradigma do sistema de inquilinato constituído até então. Foi possível fazer uma distinção dos modelos de desenvolvimento vigentes no Brasil, com a dicotomia “commodities” versus sustentabilidade. O emprego de políticas compensatórias pontuais sem considerar uma visão de médio prazo é incapaz de produzir melhoria nas condições de vida dos ribeirinhos, pois a ausência de assistência técnica, crédito rural, infra-estrutura e documentação da terra é constatação cabal dessa assertiva. Caso os recursos naturais da Ilha continuem a ser explorados na atual escala, sem que haja atendimento às disposições reguladoras de seu uso, poderão levar a uma situação definida por Hardin (1968) como a tragédia dos comuns. A observação da relação de simbiose do Homem com a natureza é a visão mais otimista desta proposta.

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Titulo: EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA: um estudo de caso na Coordenadoria de Esporte, Arte e Lazer – CEAL/SEMEC

Autor: Michael de Sousa Santa Rosa E Suelene dos Anjos da ConceiÇÃo Silva

Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma análise sobre o processo de execução orçamentária. Diante disto, esta pesquisa foi construído por meio de uma abordagem metodológica empírico-analítica com a condução de um estudo de caso do Projeto/Atividade n° 2.022 da CEAL. Inicialmente, foi feita uma definição do que significa orçamento público e como se deu a sua evolução conceitual. Em seguida buscou-se definir os seus fundamentos, tais como: princípios orçamentários, receita pública, despesa pública e execução orçamentária. Posteriormente buscou-se definir a metodologia utilizada, estabelecendo-se a estratégia de pesquisa utilizada – Estudo de Caso, como também as técnicas de coleta e análises de dados. Em seguida foram apresentadas as características gerais da Unidade de Análise, ou seja, o Projeto/Atividade n° 2.022 para uma melhor compreensão do Protocolo de Estudo de Caso e posteriormente a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa. Finalmente, foram destacadas as principais dificuldades do processo de programação e execução orçamentária na CEAL e apresentadas as sugestões para um melhor processo de programação e execução orçamentária.

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Titulo: OS OBJETIVOS DO MILÊNIO E AS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA CAIXA NO MUNICÍPIO DE BELÉM

Autor: VerÔnica Ribeiro de Mello

Resumo: O processo de participação da Caixa Econômica Federal nas ações sociais promovidas pelo Governo Federal, articulado à lógica da responsabilidade social, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, foi o tema deste estudo. O foco central destas ações é a transformação da realidade de vida da população carente. As discussões desenvolvidas partiram da interferência destas ações na comunidade “Morada dos Sonhos”, localizada na periferia de Belém. Pretende-se com o estudo, analisar o resultado das ações do Projeto, evidenciando questões pertinentes à responsabilidade social, considerando o conceito do termo enquanto referencial para a construção do bem estar social. Nesse sentido, identifica o exercício da responsabilidade social enquanto referencial motivador, potencializando o uso da ferramenta Marketing Social, para execução de projetos com os vários segmentos organizacionais, despertando em seus colaboradores o sentido de ética e cidadania corporativa, a identificação da existência ou não de uma relação direta entre a motivação funcional e a postura de empresa socialmente responsável. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem quantitativa e qualitativa, representada por pesquisa bibliográfica e documental, que permitiu sistematizar as informações oriundas do Projeto CAIXA - ODM “Morada dos Sonhos”, complementada por uma pesquisa de campo, realizada com 30 representantes das famílias atendidas. Ao final, infere que as ações do Projeto demonstram resultados positivos, pela capacitação profissional de 180 mulheres e 150 jovens, pelo aumento da geração de renda e pelo fortalecimento do Centro Comunitário.

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Titulo: IMPACTOS DAS IMAGENS SINTÉTICAS E DO PARADIGMA PÓS-FOTOGRÁFICO SOBRE A FORMA E A NATUREZA DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA.

Autor: Jaqueline Ferreira E Rosana Pinto

Resumo: As novas tecnologias têm provocado deslocamentos no modo de operar e de “ser” do cinema. Este trabalho buscou compreender o impacto que a digitalização dos processos de geração de imagens pode causar nos produtos cinematográficos. Isto é apresentado mediante a consideração da natureza da imagem sintética, que coloca em questão a interface entre o real e o virtual através da simulação, e da maneira como esta imagem foi empregada em filmes de longas-metragens contemporâneos.

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Titulo: MODELO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DE CURSOS A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Autor: Antônio Marcos Ferreira de Souza E Luzio Santana da Silva Filho

Resumo: O presente trabalho pretende auxiliar aos novos projetos de Educação a Distância (Ead) da Universidade Federal do Pará (UFPA), na medida em que se propõe a investigar um modelo de integração da base de dados da plataforma Moodle a um sistema, para web, de acompanhamento administrativo dos cursos a distância da Instituição, respeitando especificidades pertinentes à modalidade. A partir do modelo proposto, apresenta-se um protótipo da implementação do Sistema de Gestão da Educação a Distância (SGED), previsto para ser implantado a partir de janeiro de 2008 para testes e ajustes. Para a implementação do sistema e futuras manutenções, foram utilizados padrões de projetos e a ferramenta Classgenerator. Entrevistas informais e referências bibliográficas serviram de base para a análise dos requisitos do sistema. A UFPA é uma Instituição de Ensino Superior com tradição em cursos presenciais, porém vê expandir a oferta de cursos a distância e o número de alunos que neles participam. Neste sentido, acredita-se que este trabalho possui uma importante contribuição, uma vez que permite incorporar a modalidade da EaD aos sistemas de informação da UFPA, gerando mais transparência ao processo.

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Titulo: Inclusão Digital e Educação On-line em Prol da Cidadania: pontos para reflexão

Autor: Marcelo Cabeda

Resumo: O objetivo deste artigo é estimular o interesse do leitor em avaliar as possibilidades da Educação a Distância, EAD, em seu formato de didática on-line, EOL colaborativa, como um método possível de auxílio à produção de conhecimentos, com a finalidade de desenvolver a cidadania. No decorrer do estudo conceitua-se as multifacetas da cidadania, seus principais aspectos e indica-se evidências de que a inclusão digital e a metodologia do EOL colaborativo constituem opções para a informação e o conhecimento.

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Titulo: Dilemas da Inclusão Digital na Amazônia

Autor: Jacklene de Sousa Carréra E Outros

Resumo: A tão falada inclusão digital tem despertado uma série de discussões nos diversos campos do conhecimento. Pretendemos, com base em dados do IBGE sobre a utilização da Internet e em pesquisa bibliográfica, discutir os dilemas e contradições da inclusão digital na região amazônica em face das peculiaridades que essa região representa. Tem-se aí um embate entre teoria e prática, entre o principal fundamento da internet, a interatividade, e as impossibilidades dessa interação diante dos conhecidos desafios espaciais, sociais e econômicos vividos pelas populações da Amazônia Brasileira. Diante disso, usar ou não a internet deixa de ser, em grande parte, uma escolha autônoma e passa a ser uma escolha mediada a depender fortemente de ONGs e Movimentos Sociais, que se colocam no papel de articuladores centrais da democratização da Internet para a população amazônica.

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Titulo: Second Life: entretenimento, informação e negócios no “universo virtual” dos jogos eletrônicos

Autor: Timóteo Ricardo da Silva Lopes

Resumo: O trabalho apresentado a seguir se propõe a fazer uma análise sobre o “universo virtual” do Second Life, um jogo em rede, sem regras ou etapas a serem cumpridas, no qual pessoas “reais” interagem entre si, em um mundo paralelo (da forma como quiserem), através de modelos similares de sociabilidade e relacionamento vivenciados, até então, no mundo real. O game surge como o “metaverso” da realidade simulada, um “perfeito” simulacro do real, em que os “jogadores” têm a possibilidade de construírem um padrão de vida (aparente) on-line, que pode ser completamente diferente do off-line. Com isso, a (ciber)cultura do role-playing movimenta um mercado de entretenimento, informação e negócios bem “reais”, que cresce a cada instante, e dá sinais de que o simples jogo virtual pode ser muito mais que uma brincadeira.

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Titulo: Comunicação e Pedagogia: Caminhos que se Cruzam

Autor: Jacqueline Reis de Oliveira

Resumo: É notória a presença marcante dos meios de comunicação no cotidiano das pessoas. Os médias proporcionam a descoberta de conhecimentos inusitados e é levando este fator em consideração que o presente artigo tem por objetivo estabelecer as singularidades entre as ciências: Comunicação e Pedagogia, bem como apontar como suas práticas se cruzam em seus desenvolvimentos em uma abordagem que enfatiza os meios de comunicação como ferramentas primordiais no processo de ensino-aprendizagem.

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Titulo: TUTORIA DO CEDERJ - CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS COM O APRENDIZADO DO ALUNO

Autor: Rosângela Lopes Lima

Resumo: A comunicação efetiva entre alunos e professores é o que permite a compreensão do processo de construção do conhecimento por todos. No ensino tradicional, em que os alunos estão interagindo presencialmente com o professor, a eficiência do processo de ensino e de aprendizagem pode ser avaliada a todo instante e as dificuldades dos alunos podem ser eliminadas de imediato, bastando para isso que aluno e professor estejam motivados e interagindo em um ambiente que pode ser criado por eles mesmos.

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Titulo: GESTÃO DE SISTEMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autor: Alvana Bof

Resumo: Cada vez mais, torna-se evidente a importância da gestão em programas educacionais. Idéias boas podem se perder ou resultar em programas pobres e ineficazes, quando não se dá a devida atenção a este requisito. No caso da educação a distância, isso não é diferente. Por se tratar de sistemas complexos, que exigem a articulação de vários atores, tecnologias e serviços, a boa gestão é considerada fator crucial para o sucesso de iniciativas nessa área. Assim, qualquer instituição que queira oferecer cursos a distância deve estar preparada para responder a uma série de questões que fazem parte da montagem de uma sistema efetivo. Embora as questões conceptuais e a preocupação com qualidade sejam uma constante na literatura de EAD, pouco se tem falado e escrito no Brasil a respeito da gestão eficiente e eficaz desses sistemas. De um modo geral, muito mais atenção tem-se dado ao desenho e aos materiais instrucionais do que à estrutura operacional e mecanismos que garantem a sua efetiva implementação. Este trabalho visa a apresentar e discutir alguns aspectos relacionados à gestão de sistemas de EAD enquanto fator-chave para assegurar o alcance dos objetivos educacionais propostos. Apresenta-se, inicialmente, algumas das características de sistemas de educação à distância, passando-se, a seguir, às questões relacionadas à gestão.

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Titulo: A EXPERIÊNCIA DO PRODENGE EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA A DISTÂNCIA

Autor: Joel Weisz

Resumo: Uma experiência pioneira de educação tecnológica à distância foi financiada no âmbito do PRODENGE - Programa de Desenvolvimento das Engenharias - o qual, por sua vez, foi constituído de três subprogramas: o REENGE - Reengenharia do Ensino das Engenharias; o RECOPE - Redes Cooperativas de Inovação Tecnológica; e Educação Tecnológica Continuada à Distância. Uma das experiências se deu como parte do REENGE e a segunda, constou de dois projetos-piloto que constituíram o terceiro subprograma.

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Titulo: DISTANCE EDUCATION, TECHNOLOGY, INTERACTION AND GLOBALISATION

Autor: Terry Evans

Resumo: This paper outlines briefly the practical and theoretical foundations of distance education. It focuses on the relationship between interaction in the theory and practice of distance education, and the use of technology. In particular, it argues for understanding that concepts of interaction and dialogue are essential to good educational practice and this is no less so in distance education. The paper raises some of the dilemmas that the arrival of new computer communications-based educational technologies-the same technologies which underpin globalisation-raise for the distance educator. The paper raises questions on the future of distance education theory and practice that arise from the authors Australian view, but which might be useful to discuss in Brazil at the I Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância.

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Titulo: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA O TRABALHO EM EAD

Autor: Onilza Borges Martins

Resumo: O objetivo do presente texto é contribuir para o debate sobre o tema: capacitação profissional para o trabalho em EAD. A grande questão que se coloca neste contexto é a formação de docentes e tutores em EAD que possuam conhecimentos dos aspectos políticos e pedagógicos e da proposta teórico-metodológica da qual irão participar para garantir a qualidade das ações educativas a serem realizadas.

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Titulo: AVALIANDO CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA: EXPERIÊNCIA DO POLO DE AVALIAÇÃO DA UNIREDE/ISP-UFBA

Autor: Robert E. Verhine, Beatriz Sarmento, Bohumila Araújo, Valdinei C. Souza

Resumo: O artigo relata a experiência pioneira do Pólo de Avaliação da UniRede, localizado no ISP/UFBA, com referência ao desenvolvimento do projeto para implantar metodologia e infra-estrutura que permitam avaliar os cursos de nível superior na modalidade à distância. O destaque é dado à avaliação já realizada pelo Pólo em 2002 dos cursos de licenciatura no âmbito da Universidade Pública Virtual do Brasil (UniRede) nas seguintes universidades: UFPR, UFMT, UDESC e UECE. O trabalho demonstra que o Pólo de Avaliação tem cumprido até agora o seu compromisso de fortalecer a UniRede, garantindo a qualidade dos cursos das entidades consorciadas, através da construção e aperfeiçoamento dos instrumentos e procedimentos avaliativos a fim de assegurar altos níveis de validade e fidedignidade. A atuação do Pólo rompe com as formas tradicionais do ensino e do aprender, visando a consolidação da EAD, tendo como objetivo a democratização do acesso ao ensino superior e o amplo emprego de novas tecnologias.

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Titulo: AMBIENTES VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS COMO APOIO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM

Autor: Sergio Scheer

Resumo: A visualização une dois dos mais poderosos sistemas processamento de informações que conhecemos - a mente humana e os modernos computadores. Os termos Realidade Virtual e Ambientes Virtuais estão cada vez mais presentes na mídia, quer por entretenimento, quer por simulações visuais feitas em noticiários diários. Algumas universidades já trabalham com simuladores de ambientes virtuais. No entanto, a maioria das pessoas ainda não interagiu ou participou destes mundos. Este trabalho pretende tratar da construção e do uso de ambientes virtuais no processo de ensino-aprendizagem. Alguns exemplos são colocados e em particular um ambiente construído é abordado em maior detalhe, visando esclarecer algumas possibilidades no apoio da aprendizagem.

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Titulo: O PAPEL DO PEDAGOGO EMPRESARIAL DIANTE DAS POSSIBILIDADES DO E-LEARNIG: Análise realizada em uma instituição bancária

Autor: Natália Paixão Teixeira E Natalirose Castro Leal

Resumo: Este trabalho monográfico se propôs a realizar um estudo sobre o papel do pedagogo empresarial diante das possibilidades do e-learning, na instituição bancária. Com o objetivo de analisar se o pedagogo esta habilitado para atuar na empresa diante das novas exigências mercadológicas e tecnológicas, que necessitam de um profissional atento a essas transformações. E nesta perspectiva que situamos a EAD e suas metodologias educacionais como o e-learning, inovações tecnológicas educacionais que propiciam o trabalho do pedagogo e atendem as expectativas da empresa e dos funcionários. Para isso partimos das seguintes questões: atuação do pedagogo na instituição, dificuldades apresentadas e metodologias educacionais utilizadas. O trabalho foi divido em quatro capítulos: (1) Educação a distância: uma alternativa aplicável em ambientes organizacionais, (2) A pedagogia na empresa, (3) Descrição metodológica da Pesquisa e (4) Análise da prática do pedagogo diante da EAD e da execução do curso on-line de Certificação de Supervisores. A metodologia utilizada foi um estudo de caso descritivo, por meio de abordagem qualitativa, utilizando a técnica da entrevista semi-estruturada. Nossos informantes foram o ex e o atual coordenador da EAD da instituição. Os resultados apontaram principalmente para necessidade de flexibilização da política organizacional. De maneira geral, podemos afirmar que conseguimos atingir nosso objetivo, uma vez que, nossas indagações foram respondidas.

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Titulo: SEIS COMPETÊNCIAS ESSENCIAS DA DOCÊNCIA ONLINE INDEPENDENTE

Autor: Leonel Tractenberg, Régis Tractenberg

Resumo: Docente online independente é aquele professor que cria, divulga e oferece de forma autônoma os seus cursos a distância ou semi-presenciais com o apoio das tecnologias de informação e de comunicação (TICs). Por meio das TICs, das redes e dos conhecimentos, cada vez mais disseminados e acessíveis, as possibilidades dessa atividade são ampliadas tornando-a uma alternativa profissional cada vez mais atrativa e viável para um maior número de docentes. A docência online independente apresenta, no entanto, diversos desafios. Dentre outros, é uma atividade que requer do professor competências que vão além daquelas necessárias para a docência online. O presente trabalho procura identificar e descrever algumas competências essenciais para o sucesso dessa atividade.

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Titulo: Laboratório Virtual de Hardware uma alternativa para a realização de atividades práticas por alunos de Informática

Autor: José Antonio Gameiro Salles, Ana Paula Morgado Carneiro

Resumo: A medida em que ocorrem atualizações curriculares em cursos de graduação superior, surgem necessidades de novos laboratórios para a realização de atividades práticas. Porém a construção de um laboratório demanda tempo e compromete elevados recursos financeiros. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação do software educacional LAVIHA – Laboratório Virtual de Hardware, como uma alternativa para a existência, em tempo reduzido, de um local para a realização de atividades práticas por alunos de informática. O software LAVIHA permite a montagem virtual dos componentes de hardware de um computador. O desenvolvimento do LAVIHA foi apoiado por metodologias que possibilitaram a construção de um software educacional que atende aos seus requisitos e por tecnologias que garantiram o acesso individual a esta atividade prática. Ao final, este trabalho avalia a aquisição de novos conhecimentos com base nos resultados das interações dos usuários com este software.

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