O último dia do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2013 foi marcado pela entrega do Prêmio UniRede. A premiação ocorreu no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA), sede do evento.

O vencedor do prêmio foi o jogo "T3DTetris – Um Jogo Digital para Desenho Técnico" de autoria de Cinthia Kulpa e  Ricardo Hafner, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objeto de aprendizagem "Mobiteste: uma plataforma para criação de questionários on-line para dispositivos móveis", desenvolvido por Marcelo Leandro Eichler Gabriela Perry e Marco Panichi, também da UFRGS, recebeu Menção Honrosa por critérios técnicos. A professora Mára Lúcia Carneiro recebeu o prêmio como representante da instituição.
O Prêmio UniRede tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras voltadas para a educação superior.