EditAedi lança e-books para alunos de Cálculo I e Cálculo II

A Editora da Assessoria de Educação a Distância (EditAEDi), da Universidade Federal do Pará (UFPA), lançou oficialmente na tarde desta quinta-feira, 18 de fevereiro, os e-books dos Cadernos de Exercícios de Cálculo I e II do Projeto Newton, além do livro Cálculo Variacional com Computação Simbólica.

A produção dos Cadernos de Exercícios faz parte de um projeto com o objetivo de elaborar uma biblioteca virtual especializada em Cálculo Diferencial e Integral com a finalidade de estimular práticas autônomas de estudo a partir de atividades direcionadas, possibilitando uma aprendizagem ativa no âmbito desta disciplina. A biblioteca será voltada inicialmente aos alunos do Projeto Newton e, posteriormente, ao público em geral.

A iniciativa de produzir os e-books foi idealizada pelos professores Cristina Lúcia Dias Vaz, José Miguel Martins Veloso, Márcio Lima do Nascimento e Edilson dos Passos Neri Junior, com a colaboração dos monitores do Projeto.

Evento de lançamento dos e-books  da EditAedi, realizado no dia 18 de fevereiro de 2016

São cerca de 80 questões em cada Caderno, retiradas das listas de exercícios elaboradas pelos professores do Projeto Newton ao longo dos semestres. Além dos exercícios e suas respostas, os cadernos oferecem sugestões de como solucionar as questões e a descrição dos métodos matemáticos que podem ser usados.

Dessa forma, o principal objetivo dos e-books é ser um guia de estudos para estudantes que estejam interessados no ensino-aprendizado de Cálculo. Ambos estão disponíveis para visualização e download gratuitos na Estante de Lançamento e no Catálogo da EditAedi, que podem ser acessados pelo site da Editora.

Já o livro Cálculo Variacional com Computação Simbólica, lançado pela Sociedade Brasileira de Matemática, também será disponibilizado para download e é fruto de parceria com o professor Marcos Diniz. A obra faz parte de um projeto antigo trabalhado pela professora Cristina Lúcia Dias Vaz durante as aulas ministradas no curso de graduação em Matemática.

Autores no lançamento dos e-books da EditAedi

Autores dos e-books da EditAedi

De acordo com o professor José Miguel Martins Veloso, assessor de Educação a Distância, a decisão de publicar os e-books gratuitamente na Internet busca permitir o acesso mais amplo às obras e não restringir apenas aos estudantes da Universidade Federal do Pará, mas compartilhá-las com o público brasileiro de forma geral.

A perspectiva é que em breve sejam publicadas a 2ª edição dos Cadernos de Exercícios. Estuda-se ainda a possibilidade de elaborar um novo livro com as notas de aulas que os professores utilizam durante o semestre letivo.

Sobre a Editora

A Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância da UFPA (EditAedi) é um órgão suplementar da AEDi e tem o objetivo de editar obras de natureza acadêmica, apoiando o ensino, a pesquisa, a extensão, e divulgando a produção científica da UFPA, preferencialmente sobre temas relacionados a Educação a Distância e privilegiando formatos digitais, como o e-book. A EditAedi já conta com 25 obras em seu catálogo.