Curso “Jornalismo e Temporalidade: leituras críticas” é realizado na AEDi

Começou hoje, dia 4 de outubro, às 14h, no auditório da Assessoria de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará (AEDi/UFPA), o curso “Jornalismo e Temporalidade: leituras críticas”, ministrado pelo professor doutor Frederico de Mello Brandão Tavares, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM-UFOP).

A iniciativa é do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom), do Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais (GIRO) e do Grupo de Pesquisa História da Mídia na Amazônia (MIDIAM). O curso está sendo realizado em parceria com a Assessoria de Educação a Distância (AEDi) e com o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA (PPGCOM-UFPA).

A AEDi, além de sediar o curso, está realizando a transmissão online ao vivo para os campi da Universidade Federal do Pará no interior e para os polos a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Pará, os quais receberam a divulgação orientada do curso; e também para o público em geral e Programas de Pós-Graduação de áreas afins ao tema do curso na Universidade. O link para acesso à transmissão pode ser encontrado aqui.

O curso iniciou na tarde de hoje com ênfase no conceito de temporalidade e como ele pode ser pensado a partir da comunicação e do jornalismo. Estiveram presentes 27 participantes, entre docentes e discentes da Universidade Federal do Pará e de outras instituições, além do público que acompanhou online.

A programação do curso foi dividida em dois dias e o próximo encontro, que passou por um breve ajuste de horário, está marcado para quinta-feira, dia 6 de outubro, de 9h às 12h e de 14h às 18h.

A ementa do curso aborda as modificações e interferências temporais na experiência, na mediação social e nos contextos midiáticos em sua produção, recepção e circulação; a constituição dos saberes do jornalismo e a vinculação temporal; o jornalismo e o reconhecimento do tempo: cotidiano, atualidade e memória; a interpretação das práticas jornalísticas e o jornalismo como interpretação e a análise de produtos jornalísticos. Interessados em participar ainda poderão acompanhar ao vivo na quinta-feira pelo link de transmissão ou comparecerem para o último dia de curso no auditório da Assessoria de Educação a Distância.