Projeto Newton inicia seu quinto ano de atividades com Aula Inaugural sobre cientista paraense

Calouros dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciaram suas atividades acadêmicas hoje, dia 19 de março. Para receber os novos alunos das áreas da Engenharia, o Projeto Newton, que completa cinco anos de existência em 2018, promoveu uma Aula Inaugural com o tema “O cientista paraense Guilherme de La Penha: do curso de Engenharia Mecânica da UFPA à Direção de Programas Espaciais da Agência Espacial Brasileira”, ministrada pelo Prof. Dr. Miguel Chaquiam, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A programação foi realizada para as turmas dos turnos matutino e vespertino da disciplina de Cálculo 1, no auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), local em que ocorrem as aulas ofertadas no Projeto.

Na ocasião, o Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz, Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e um dos responsáveis pela concepção do Projeto Newton, apresentou aos alunos os objetivos do Projeto, recursos disponíveis e as metodologias utilizadas nas aulas. Ele felicitou os novos alunos com uma mensagem de motivação: “Entrem com muita garra aqui dentro. Construam o sonho de vocês, não esperem as coisas virem. Vão atrás, batalhem pela formação de vocês. Façam da Universidade uma página de sonho, mas também de muita realização”. 

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O professor Marcos Diniz apresentou o Projeto Newton para os novos alunos: desde os canais de comunicação às metodologias utilizadas.

A Profa. Dra. Cristina Lúcia Dias Vaz, Coordenadora de Monitoria do Projeto Newton e Coordenadora em Exercício do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), também se pronunciou, apresentando as atividades da monitoria do Projeto e também destacando o importante papel do Cálculo para os alunos: “O Cálculo é muito mais que um curso que vai ajudar você a ser engenheiro. O Cálculo é uma linguagem, uma herança que vários matemáticos e cientistas deixaram para nós”, pontuou.

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A professora Cristina Vaz falou sobre a importância do estudo do Cálculo. 

Em seguida, com o objetivo de inspirar, estimular e motivar os alunos nesse início de semestre, o professor Miguel Chaquiam foi convidado para contar um pouco sobre a vida do cientista paraense Guilherme Maurício Souza Marcos de La Penha, a partir das pesquisas que realizou em sua tese, concluída em 2012, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a qual teve como foco o itinerário intelectual desse cientista, destacando-o como acadêmico, gestor e gerenciador de ciência no Brasil, capaz de atuar em diversas áreas do conhecimento.

Em sua fala, o professor Miguel Chaquiam destacou a vida acadêmica de La Penha como sendo um exemplo de dedicação e de envolvimento com as mais diferentes áreas do conhecimento, não apenas com a Engenharia: “Pode-se dizer que La Penha constituiu um perfil de um intelectual transdisciplinar, que defende a possibilidade de formar um cientista uno e múltiplo, de atitude não linear e que dialoga com outras áreas. Para ele, o cientista não devia apenas produzir, mas também gerenciar, ser líder e estar à frente do seu tempo. Sua trajetória nos mostra que podemos trilhar caminhos diversos”, destacou o professor.

Guilherme de La Penha iniciou o curso de Engenharia Mecânica na UFPA, concluindo a graduação na Escola Politécnica da PUC-Rio em 1964. Formou-se também em  Artes pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), dois anos mais tarde. Em um espaço de quatro anos (1965-1969), La Penha concluiu mestrado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, doutorado em Filosofia pela Universidade de Houston (EUA) e pós-doutorado pela Universidade de Carnegie-Mellon (EUA). Esses cursos exemplificam uma formação híbrida voltada à ciência de forma abrangente. Atuou, ainda, em diversas posições e cargos ligados à gestão científica e educacional, entre elas, Secretário de Educação Superior do MEC (1979-1980), Vice-Presidente do CNPq (1980-1982), Assistente Especial do Departamento de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (1984-1985), Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi (1987-1991; 1991-1994) e Diretor de Programas Espaciais da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (1995-1996).

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Em sua apresentação, o professor Miguel Chaquiam frisou a formação abrangente e vocação para atividades de gestão em pesquisa do cientista Guilherme de La Penha. 

O professor Miguel Chaquiam é licenciado em Ciências e Matemática pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará. Possui especialização em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), é mestre em Matemática pela UFPA e doutor em Educação pela UFRN. Atualmente, é professor da UEPA nos cursos de graduação e pós-graduação das áreas da Matemática, Ciências e Pedagogia.

 

Sobre o Projeto Newton

O Projeto Newton foi concebido em 2013 pelo gabinete da Reitoria e pela Assessoria de Educação a Distância (AEDi), que atualmente corresponde ao Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), em parceria com o Instituto de Tecnologia (ITEC) e com o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA. A proposta surgiu com o objetivo de potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação das áreas de Engenharia, mais especificamente nas disciplinas de Cálculo 1 e 2, que são apontadas como elemento decisivo para ocorrências de reprovação e de evasão na Instituição.

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Promover a participação ativa e a proatividade dos alunos estão entre os objetivos do Projeto Newton.

Para isso, o Projeto investe em diversas estratégias educacionais e comunicacionais, agregando práticas pedagógicas tradicionais e contemporâneas na construção de um ambiente ampliado de estudos, oferecendo aos alunos recursos como espaços virtuais de aprendizagem, videoaulas, materiais didáticos, transmissão ao vivo das aulas, monitorias, e aulas presenciais diferenciadas com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Mais de oito mil alunos já participaram do Projeto.