O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Cametá, realizou a II Amostra Acadêmica, de 11 a 15 de novembro de 2014, com o tema “A Educação a Distância e seus Múltiplos Olhares”.

Entre as atividades, destacaram-se exposições, gincanas, oficinas e mesas redondas, organizadas por professores dos cursos, alunos, tutores e funcionários do polo, tendo como público professores da rede municipal de educação e estudantes de forma geral.

O objetivo da II Amostra Acadêmica foi apresentar, expor e divulgar as atividades realizadas por tutores e estudantes nos cursos da UAB/UFPA em Cametá, além de apresentar o polo, com seu funcionamento e sua função pedagógica.

No penúltimo dia do evento, 14, houve um momento solene, em que entoaram o hino de Cametá e entregaram o prêmio de “Honra ao Mérito” ao aluno Jerry Adriane da Silva, pela confecção da bandeira oficial do polo. Ainda, apresentaram o vídeo “Memorial das Atividades Desenvolvidas no Polo”, e seguiram com apresentações culturais do município.

Participaram do momento solene o representante do prefeito de Cametá e da Secretaria Municipal de Educação, o professor Marivaldo Prazeres Araújo; a coordenadora do polo UAB/UFPA em Cametá, a senhora Geanice Raimunda Baia Cruz; a coordenadora administrativa da Assessoria de Educação a Distância da UFPA (AEDi) em Belém,  a senhora Ivanete Guedes Pampolha; a coordenadora dos tutores do curso de especialização em Gestão em Saúde, a senhora Renacely Araújo; o organizador da gincana, o professor Osvaldo Barros; representando o curso de Administração Pública, o professor Diogo Dantas e a professora Benedita Diniz; o coordenador administrativo do IFPa, senhor Jânio Ricardo Lima; e, o palestrante da Mesa Redonda do curso de especialização de Gestão em Saúde, o professor Renato Aloizio Oliveira Gimenes.

De acordo com um dos palestrantes, o professor Renato Aloizio Oliveira Gimenes, as atividades acadêmicas desenvolvidas pelos estudantes desse polo são importantes e o evento também veio somar para a comunidade acadêmica de Cametá. O encontro finalizou no dia 15 com um almoço típico da região.