Aplicação de segunda tela desenvolvida na UFPA será apresentada em evento na Bélgica

Entre os dias 3 e 5 de junho deste ano, pesquisadores do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará participarão da Conferência Internacional em Experiências Interativas para Televisão e Vídeos Online, o TVX 2015, com a apresentação de paper científico intitulado “Second Screen Application – Dengue Fever: Prevention through Information” (Aplicação de Segunda Tela – Dengue: Prevenção através da Informação).

O trabalho foi aprovado para a sessão de Demonstrações do TVX 2015 (confira os trabalhos aprovados) e é o único representante da América Latina selecionado para participar do evento. Este consiste na apresentação e demonstração do funcionamento da aplicação-teste para segunda tela que foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (LADES) da Faculdade de Computação do campus universitário de Castanhal, e do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDi-UFPA).

O “Dengue Fever: Prevention through Information” (Dengue: prevenção através da informação) permite a sincronização de conteúdos entre a TV e a segunda tela, além de conter informações sobre a Dengue, uma das principais epidemias que atingem a população brasileira.

O desenvolvimento do aplicativo teve como foco aprimorar os conhecimentos a respeito da programação de aplicativos para as chamadas telas secundárias  da produção de conteúdos de para dispositivos móveis, integrando as áreas de Computação e Comunicação da UFPA.

Para o Prof. Marcos César da Rocha Seruffo, coordenador do LADES, “esta publicação materializa o envolvimento que vem sendo estabelecido entre pesquisadores e alunos da Faculdade de Computação de Castanhal com outros núcleos de excelência dentro da UFPA e de outras instituições internacionais”.

O trabalho que será apresentado no TVX 2015 é também fruto da participação dos pesquisadores no projeto de cooperação internacional GLOBAL ITV aprovado na 2ª Chamada Brasil-EU do CNPq em parceria com o Seventh Framework Programme (FP7). A oportunidade estimulou a equipe da UFPA a buscar atualização e aprimoramento no que diz respeito às novas tecnologias de informação e comunicação, estreitar diálogos com possíveis parceiros internacionais, além de proporcionar maior visualização do que vem sendo desenvolvido na Amazônia, em termos de estudos e propostas sobre TV digital e interativa.

O Aplicativo – No Brasil, o processo de desenvolvimento de aplicativos de segunda tela ainda é incipiente. Desta forma, a aplicação-teste desenvolvida pelos pesquisadores da UFPA serve de base para futuros desenvolvedores, estimulando o diálogo entre universidade e indústria, além de ter um cunho social, já que é voltada para uma doença que merece atenção, a Dengue.

A aplicação foi desenvolvida em linguagem HTML5 e pode ser instalada em boa parte dos smartphones disponíveis no mercado. No app há quatro principais serviços:

1)   Sincronização de dispositivos móveis como tablete e smartphones com aparelhos de TV digital interativa, permitindo, assim, que o conteúdo veiculado na televisão seja integralmente e simultaneamente reproduzido nas telas secundárias. A sincronização ocorre a partir da leitura de QR Code;

2)   Jogo interativo do tipo “sete erros”, no qual o usuário deve eliminar os principais focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti apenas com o toque na tela. O usuário vence ao eliminar os focos da doença no menor tempo possível;

3)   Página estática com conteúdos informativos extras sobre os sintomas e o tratamento da Dengue;

4)   Integração com a rede social Facebook.

TVX 2015 – Considerado um dos maiores eventos sobre audiovisual e tecnologias para a TV em todo o mundo, o TVX 2015 reúne artigos e demonstrações de pesquisas sobre inovações na área, além de oferecer cursos e workshops para os profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento.

Neste ano, o congresso internacional será realizado em Bruxelas, na Bélgica, e foi organizado por pesquisadores da Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), também no país. A referida instituição mantém relações com o grupo de pesquisadores da UFPA responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Dengue Fever.