Laboratório Multimídia da AEDi ministra oficina de criação de aplicativos

Oficina integrou a programação do Curso de Gestão Cultural

Cerca de 30 pessoas participaram da Oficina de Criação de Aplicativos ministrada pela equipe do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, da Assessoria de Educação a Distância (AEDi/UFPA), na manhã da sexta-feira, dia 14. Integrando a programação do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural, a oficina foi aberta pela fala da professora Maria Ataide Malcher, coordenadora do Laboratório, que enfatizou o potencial do celular para a circulação da produção cultural.

Voltada principalmente para os agentes culturais de municípios do nordeste paraense, a oficina também contou com a participação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi toda baseada na plataforma MIT App Inventor, disponível online e que possibilita a qualquer pessoa, em qualquer lugar, manusear e experimentar a criação de um aplicativo para celulares.

“O importante é que vocês tenham contato com essa plataforma, que lhes permite fazer o aplicativo que vocês quiserem para o uso que vocês quiserem. Basta criatividade!”, destacou a professora Maria Ataide na abertura. O aplicativo desenvolvido teve como foco abordar a cultura do Pará em uma linguagem multimidiática, reunindo fotos e vídeos da culinária e de festas populares do Estado, como a Marujada de São Benedito, tradicional festejo do município de São Caetano de Odivelas.

Elaborada pelo professor Marcos Seruffo, vice-coordenador do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da AEDi, a oficina foi conduzida pelos bolsistas Adailson Lima, Brendo Silva, Fábio Araújo, Felipe Araújo e Chrystiam Nascimento Jr., do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (Lades), sediado na Faculdade de Computação do campus de Castanhal da UFPA.