UAB-UFPA se reúne com pré-candidatos à reitoria da UFPA

Coordenadores de polo e alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) reuniram-se na tarde do dia 25 de abril com os pré-candidatos a reitor e vice-reitor da UFPA, professores Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva, respectivamente com o objetivo de apresentar a atual situação da educação a distância da Universidade e tentar garantir medidas que protejam essa modalidade de ensino. A reunião ocorreu no auditório da Assessoria de Educação a Distância (AEDi).

Estiveram presentes, além de coordenadores de polos e discentes da UAB do interior do Estado, o professor José Miguel Martins Veloso, Assessor de Educação a Distância e coordenador do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UFPA e integrantes da equipe da AEDi e do PARFOR. Ao todo, mais de 50 pessoas participaram da reunião.

Segundo o professor José Miguel Veloso, em sua fala de abertura da reunião, o Sistema UAB é atualmente um programa que passa por desafios. O coordenador relatou a situação do edital 75/2014 CAPES/UAB, que ainda não foi implementado, ocasionando uma queda no número de alunos atendidos pela educação a distância. De 3.000 alunos atendidos, atualmente são cerca de 1.000, já que as turmas estão se graduando e não houve oferta de novas. Para o professor, esse esvaziamento dos polos ocasiona inatividade dos investimento por parte da instituição e das prefeituras dos municípios que sediam os polos. O professor destacou que atualmente são 23 polos aptos a operar no sistema UAB da UFPA. Desses, 13 possuem laboratórios de Biologia, 8 possuem laboratórios de Química e 6 possuem laboratórios de Física. Uma estrutura que não será aproveitada caso o sistema não receba apoio.

Os pré-candidatos apresentaram três eixos da visão da campanha que dialogam com as necessidades da educação a distância na Universidade: qualidade acadêmica e institucional, impacto social e investimento na estrutura multicampi. O pré-candidato a vice-reitor, professor Gilmar Pereira da Silva, destacou que a educação a distância na UFPA é uma experiência inovadora, que permite um diálogo com o estado no extenso tamanho que possui. Para o professor, a UAB é um elemento estratégico para a ideia de Universidade Multicampi e é necessário a UFPA ter uma relação direta com a coordenação desses cursos para continuar a desenvolver as atividades de educação a distância.

O professor Emmanuel Tourinho, pré-candidato a reitor, também destacou a questão da Universidade Multicampi, que de acordo com ele, é muito importante para a Universidade e possui um enorme efeito de inclusão social no interior do estado. O pré-candidato espera que a parceria entre a UFPA e o sistema de educação a distância se intensifique e que leve a educação para ainda mais pessoas. Para o professor Emmanuel, a educação a distância é essencial para cumprir a missão da Universidade nos municípios do interior, nos quais a instituição possui uma atuação expressiva, e espera ir atrás de financiamentos para que as parcerias entre a Universidade e as prefeituras continuem.

A reunião se seguiu com os questionamentos do público presente para os pré-candidatos. Foram discutidos assuntos como recursos, institucionalização dos cursos UAB na universidade, assistência e bolsas, expansão da qualificação dos professores e oferta de pós-graduação no interior. Além de responder as perguntas, os pré-candidatos puderam expor suas propostas para a administração da Universidade e para a condução do sistema de educação a distância da UFPA.