Turma de Letras Língua Portuguesa forma 24 docentes em Tomé-Açu

Vinte e quatro professores da Educação Básica concluíram o curso de Licenciatura em Letras -Língua Portuguesa pelo Parfor UFPA em Tomé-Açu, no nordeste do Pará. A cerimônia de outorga de grau foi realizada no dia 25 de agosto e reuniu autoridades locais e da Universidade Federal do Pará.

Presidiu a cerimônia, representando o magnífico reitor, professor Emmanuel Tourinho, o professor Ideval Velasco. Estiveram presentes na mesa a coordenadora adjunta do Parfor, professora Josenilda Maués; a coordenadora adjunta do curso Letras Português, professora Marília Freitas; a paraninfa da turma, Nádia Artner; o secretário de educação de Tomé-Açu, Ruy Coelho Ribeiro; o presidente da Câmara, Jonas Cabral de Aguiar; a diretora da escola onde ocorrem as aulas do Parfor, Ilca Seki; e os professores convidados Carlos Augusto Sarmento Pantoja, Tânia Sarmento Pantoja e Domingas Ferreira.

A cerimônia ocorreu ao ar livre e emocionou aos formandos, que levaram seus pais, filhos e familiares para celebrar esta vitória. Foram quatro anos abdicando das férias para investir da formação.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Ruy Coelho, o esforço dos professores será recompensado. “Uma das metas do nosso plano municipal de educação é fazer com que nossos docentes tenham a formação inicial adequada a sua prática pedagógica ao componente curricular de acordo com a sua atuação. Essa turma que formou agora, semana que vem já está entrando com esse certificado e isso vai agregar valores, bônus a esses servidores que concluíram o Ensino Superior. Isso vai dar em média R$ 600 a R$ 800 que vai adentrar no seu contracheque”, afirmou Ruy.

“Hoje através do Parfor UFPA nós conseguimos formar uma turmas de Pedagogia, temos mais uma turma de Pedagogia que está quase se formando, em processo de TCC, temos uma turma de Geografia e tivemos agora uma turma de Letras. A formação de docentes pra gente é muito importante, nós estamos com pretensão de trazer  cursos via Parfor pro município, de Pedagogia, Teatro, Educação Física e Música”, disse ainda o secretário.

Publicado em  28/08/2017