Newton

 

Banner Transmissão Ao Vivo

Barcarena

Barcarena é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01º30'21" sul e a uma longitude 48º37'33" oeste, estando a uma altitude de 15 metros em relação do nível do mar. Segundo o IBGE, sua população está estimada em 92.567 habitantes (estimativa do ano 2009).Segundo algumas informações muito lacunares o nome "Barcarena" se originou da presenca, no assentamento populacional, de uma grande embarcação que havia sido batizada como "Arena" e a qual os habitantes do lugar chamavam de barca. A junção das duas palavras fez com que a localidade ficasse conhecida como Barcarena. Segundo levantamentos mais recentes, o nome deste município se originou da política pombalina na região amazônica.

A cidade é um importante pólo industrial, onde é feita a industrialização, beneficiamento e exportação de caulim, alumina, alumínio e cabos para transmissão de energia elétrica. A economia tem base tradicional na Agricultura, mas também avança com o turismo e com as indústrias instaladas na cidade, gerando crescimento econômico para o município e para o Estado do Pará. É em Barcarena que está localizado o maior porto do Estado do Pará: o Porto de Vila do Conde.

Barcarena possui uma variedade muito grande quando o assunto é hospedagem. São empreendimentos que vão do mais simples aos mais requintados que a realidade local oferece. Mas o grande diferencial é a Casa da Árvore em plena Praia do Caripi, com o conforto necessário para que a visita se torne uma excelente e inesquecivel lembrança.

Quanto na questão de artesanato, Barcarena tem inúmeros trabalhos feitos com sementes e cipós, talas de gurumã e jupati, piaçaba, nó de taperebazeiro e bambu. também existem belissimos trabalhos manuais e que as mulheres têm importância fundamental e criam vestidos, bolsas, sandálias e outros acessórios que compõem um estilo regional bastante variado.

Barcarena possui um dos pólos de cestaria do Pará que está localizado na Ilha Trambioca, na comunidade de Utinga-Açú, onde são produzidas peças para a Casa do Artesão em Belém e para outros destinos dentro e fora do Estado do Pará. Os atrativos naturais existentes em Barcarena podem ser contemplados por meio de suas belas praias de água doce que atraem muitos turistas o ano todo. As mais frequentadas são as praias de Conde, Caripi e Itupanema, que estão localizadas no Distrito do Murucupi (Vila dos Cabanos) e possuem suas similaridades, proporcionando lazer e descanso para quem as visitam. As ilhas apresentam um maior número de praias que vão desde as mais movimentadas às mais tranquilas, sendo que, somente na Ilha Trambioca existem cerca de nove praias com destaque para Sirituba, Cuipiranga, Guajarino, Farol, Boa Morte e outras que recentemente foram descobertas e que possuem características mais rústicas e desertas, propícias para circuitos de natureza, piqueniques e retiros espirituais.

Sobre o Polo de Barcarena

Secretário(a): Pedro Negrão Rodrigues

 

Coordenador(a): Mariene Feitosa Gomes

 

Endereço: Rodovia PA 481, S/N (Sub-Prefeitura) Vila São Francisco

 

CEP: 68.447.000

E-mail: polouab.barcarena@hotmail .com

 

Município: Barcarena/PA

 

Imprimir

Secretaria de  Educação: (91) 37531149

 

Pólo: (91) está sem telefone fixo

 

Coordenação: (91) 37531609

                   

Celular: (91) 82464677 / 88530391

   

Fone secretário Polo(91)8828-4113

Você está aqui: Início Polos UAB Barcarena