Inscrições Abertas para Tutor do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância - Polo Altamira
A Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA) convida para seleção os profissionais interessados no desenvolvimento de atividades de Orientação de Aprendizagem (Tutoria Presencial) nas áreas de conhecimento Matemática, no Município de Altamira.
Para mais informações, acesse o edital.
Especial Dia C da Ciência - No Dia C da Ciência, a UFPA vai ao shopping, ao museu, a escolas e abre as suas portas

Hoje instituições de ensino e pesquisa de todo o país promovem o Dia C da Ciência, integrado à programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que está acontecendo desde a última segunda-feira, 23, e segue até 29 de outubro. A ideia é que, a partir deste ano, as quartas-feiras das edições da SNCT sejam configuradas como Dia C.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra o conjunto de instituições comprometidas com essa mobilização nacional. Na programação de hoje estão atividades de comunicação da ciência com foco em congregar diferentes setores sociais em defesa da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Estas serão realizadas por diferentes projetos da UFPA, em parceria com outras universidades e centros de pesquisa do estado e do país.
Um dos destaques da programação é a Exposição “A Matemática está em tudo”, que tem o mesmo tema da SNCT 2017. A exposição acontece no Shopping Bosque Grão Pará desde o dia 23 de outubro e segue até o dia 29 de outubro, com entrada gratuita e visitação de 10h às 22h. A ação é fruto da parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Da UFPA, estarão em exibição objetos matemáticos produzidos no âmbito do projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, coordenado pela Profa. Cristina Lúcia Dias Vaz, da Faculdade de Matemática (FacMat) e do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES).
Aprovado na Chamada nº 02/2017 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto também está realizando ao longo da semana oficinas em escolas e a Trilha “Simetria no Museu Goeldi”, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. A partir do uso da fotografia e de um perfil no Instagram (@simetrianomuseugoeldi), os participantes da trilha identificam e registram em imagens elementos da fauna e da flora do parque que tenham simetria. Na programação de hoje, a trilha terá a participação de alunos da Escola de Aplicação da UFPA, além de ser aberta ao público em geral.
Hoje também será possível conhecer um grande feito da Matemática brasileira: a descoberta das equações da Superfície Costa, assim denominada por causa do nome do Prof. Celso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que resolveu o problema matemático dessa superfície, na época há mais de 200 anos em aberto. O pesquisador ministrará a Palestra “Uma superfície insólita” para alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, localizada no bairro do Guamá. Parceiro de pesquisadores da UFPA em várias iniciativas, o professor é convidado especial da programação da SNCT organizada pelo projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”, também aprovado na Chamada do MCTIC e do CNPq e coordenado pelo Prof. Marcos Monteiro Diniz (FacMat e PPGCIMES).
O projeto ainda prevê oficinas com temas voltados para a região, como a Oficina “A matemática da rasa de açaí”, ministrada pelo Prof. José Miguel Martins Veloso (FacMat e PPGCIMES). Outro destaque são as exposições interativas de objetos matemáticos, de experimentos da física e de softwares educacionais, como um aplicativo, desenvolvido sob a coordenação do Prof. Marcos Diniz e do Prof. Dionne Cavalcante Monteiro (Faculdade de Computação e PPGCIMES). A partir das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, usuários poderão visualizar a simulação de poliedros (sólidos geométricos) em 3D por meio do celular e de óculos especiais.
Também dentro da sede da UFPA em Belém, na Cidade Universitária José da Silveira Netto, no bairro do Guamá, serão promovidas ações no Dia C, como Visitas Guiadas ao Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA), coordenado pelo Prof. Elinei Pinto dos Santos; ao Laboratório de Demonstrações (LABDEMON), coordenado pelo Prof. Jorge Castiñeiras Rodrigues; ao Núcleo de Astronomia (NASTRO), coordenado pelo Prof. Luís Carlos Bassalo Crispino; e ao Museu Interativo da Física (MINF), coordenado pelo Prof. Newton Martins Barbosa Neto; todos docentes da Faculdade de Física da UFPA. No início da noite, o NASTRO realizará uma edição especial da atividade semanal “Quartas Astronômicas”, com palestra sobre Astronomia, seguida por observações astronômicas, se houver condições meteorológicas favoráveis.
Na área das Humanidades, a comunicação da ciência também será promovida no âmbito do “Projeto Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e do qual a UFPA é equipe associada. O projeto é desenvolvido por pesquisadores dos programas de pós-graduação em Comunicação da UFPA, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que estão reunidos em Belém para discussão do andamento da pesquisa realizada em nível nacional com jovens. A Profa. Mariangela Toaldo (UFRGS) e a Profa. Jane Marques (Universidade de São Paulo-USP/UFPA) ministrarão o Workshop “Literacia Digital: educação para a leitura de conteúdos midiáticos”, no Auditório da Assessoria de Educação a Distância da UFPA. A proposta é sensibilizar os participantes para como a literacia digital pode contribuir na formação do público infantil frente aos conteúdos midiáticos, especialmente no que se refere à identificação e à reflexão crítica em relação a apelos ao consumo.
O Workshop conta com a parceria do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Os pesquisadores da UFPA que integram o Instituto estão atuando também no Planejamento de Divulgação e Cobertura Multimidiática das ações da instituição no Dia C e na SNCT 2017, gerando conteúdos estratégicos para as redes sociais e para a imprensa. O INCT é uma rede liderada pela Fundação Oswaldo Cruz, com a participação de instituições de todas as regiões brasileiras e de vários países com expertise em comunicação pública da ciência, incluindo a UFPA, que também integra o Comitê Gestor.
Por que a ciência brasileira precisa de um Dia C?
Cerca de 90% do conhecimento científico produzido no país é desenvolvido com financiamento público, pelas instituições públicas de ensino e pesquisa (Universidades, Centros de Pesquisa, Institutos, Museus, entre outros). Mas nem sempre os impactos reais da produção científica nacional sobre o nosso dia a dia ficam evidente para alguns setores estratégicos e para a população em geral.
O Dia C da Ciência nasce nessa perspectiva, proposto pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) como uma iniciativa frente ao cenário político e econômico atual no qual os recursos voltados à C&T no país têm sido reduzidos.
A ideia é mobilizar as instituições para a defesa da manutenção do financiamento público da Ciência, Tecnologia e Inovação no país e sobretudo, para evidenciar para a população em geral a contribuição da ciência para os diferentes setores da vida social.
Como uma ação social e política das instituições, esse dia ressalta que o C da Ciência também significa Compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, democrática, equilibrada e promotora de condições e oportunidades; Comunicação para a promoção do diálogo e do debate público; e Cidadania como fruto desse investimento.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A SNCT 2017 ocorre oficialmente de 23 a 29 de outubro, com o tema “A matemática está em tudo”, em articulação à celebração do Biênio da Matemática (2017-2018). Nesses dias, em todo o Brasil, universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas, museus, escolas, órgãos governamentais, empresas e outras instituições promoverão atividades para compartilhamento dos conhecimentos científicos.
Criada em 2004 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia, a Semana é liderada pela Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED/MCTIC). Este ano, chega à sua 14a edição, estimulando a discussão da pauta de C&T no país e dando visibilidade à inovação da pesquisa nacional.
Serviço
Dia C da Ciência - UFPA
25 de outubro de 2017
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Projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”
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Projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”
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Instagram: www.instagram.com/snct.para
Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Site: www.ppgcimes.propesp.ufpa.br
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
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Dia C da Ciência (Coordenação Nacional)
Site: www.diacdaciencia.org
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Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (Coordenação Nacional)
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Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
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Especial Dia C da Ciência na UFPA: Do shopping à escola - exposições de objetos de aprendizagem mostram que a Matemática está em tudo
No Dia C da Ciência, exposições reúnem acervos de várias instituições de ensino paraenses para mostrar que a Matemática pode ser muito divertida e está presente em diferentes aspectos do nosso cotidiano. Desde a última segunda-feira, 23 de outubro, está aberta a Exposição “A Matemática está em tudo!”, promovida pela parceria entre a Universidade do Estado do Pará (UEPA), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). Hoje e até o próximo dia 29 de outubro, a exposição está aberta para visitação gratuita, das 10h às 22h, no Shopping Bosque Grão Pará.
Da UFPA, a exposição inclui objetos lúdicos de aprendizagem desenvolvidos especialmente para a SNCT 2017, no âmbito de projetos da instituição. É o caso de peças geométricas construídas na disciplina “Matemática e Arte”, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), ministrada pela Profa. Cristina Lúcia Dias Vaz, e no projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, coordenado pela mesma professora e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A UFPA também realizará exposições nesta quarta-feira, na Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, em Belém, por meio do Projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”, coordenado pelo Prof. Marcos Monteiro Diniz, da Faculdade de Matemática e do PPGCIMES-UFPA, também com financiamento do MCTIC e do CNPq.
Em exibição, objetos interativos de aprendizagem, como jogos, aplicativos e experimentos utilizados para o ensino de Matemática e de Física. Um dos softwares educativos que serão disponibilizados para os visitantes é um aplicativo que utiliza as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada para a visualização e a simulação de poliedros (figuras geométricas, como cubo, cone etc.) em 3D. Com o uso de celulares e de óculos de realidade virtual, será possível conhecer um pouco mais sobre a geometria espacial. O aplicativo foi desenvolvido sob a coordenação dos professores Marcos Diniz e Dionne Cavalcante Monteiro (Faculdade de Computação e PPGCIMES).
Integram também a exposição peças da Biblioteca de Objetos Matemáticos (BOM), coordenada pelo Prof. Márcio de Lima Nascimento (PPGCIMES-UFPA). São quebra-cabeças, xadrez, Torre de Hanói, jogos da velha, formas geométricas, tangram, dominós, entre outros. Para o ensino de Física, são apresentados exemplares de diversos projetos da Faculdade de Física da UFPA: Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA), Laboratório de Demonstrações (LABDEMON), Núcleo de Astronomia (NASTRO) e Museu Interativo da Física (MINF).
A proposta dessas exposições é despertar a criatividade e estimular a interação do público com os objetos, como forma de promover uma experiência lúdica de aprendizagem a partir do manuseio das peças, da descoberta de como funcionam e da associação com aplicações práticas no cotidiano.
Serviço
Dia C da Ciência da UFPA
25 de outubro
8h-11h30 e 14h30-18h
Exposição de objetos matemáticos, softwares educativos e objetos de ensino de Física
Voltada para professores e estudantes do Ensino Fundamental
10h-22h
Exposição “A Matemática está em tudo”
Shopping Bosque Grão Pará (Av. Centenário, 1.052, Val-de-Cans, Belém-PA)
Voltada para o público em geral
*A programação segue até 29 de outubro.
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Dia C da Ciência (Coordenação Nacional)
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Especial Dia C da Ciência - Uma grande descoberta da matemática brasileira - Superfície Costa é tema de palestra do Prof. Celso Costa

Na programação do Dia C da Ciência da Universidade Federal do Pará (UFPA), destaca-se a participação do Prof. Dr. Celso José da Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), convidado do projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!” especialmente para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Hoje, o pesquisador irá ministrar a palestra “Uma superfície insólita”, sobre a Superfície Costa, descoberta por ele na década de 1980 durante seu doutorado e até hoje muito importante para a área de Geometria. A palestra será realizada às 14h30, no auditório do Lar Fabiano de Cristo, em Belém, para professores e alunos da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro.
A Superfície Costa é um exemplo do que se conhece como “superfícies mínimas”. Até a tese do brasileiro, defendida em 1982, só haviam sido descobertas três superfícies mínimas: o (i) plano e o (ii) catenoide, por Euler, em 1764, e o (iii) helicoide, por Musnier, em 1776. Ou seja, há mais de duzentos anos não se descreviam novas superfícies mínimas.
Esse conhecimento matemático tem contribuído bastante para o trabalho com as superfícies mínimas, já que as três primeiras que foram descobertas possuem demonstrações relativamente simples em equações e representações tridimensionais, enquanto que a Superfície Costa é bastante complexa para ser representada. Somente dois anos após a tese do professor a superfície foi representada computacionalmente, por pesquisadores da Universidade de Massachussetts, nos Estados Unidos.
Celso Costa partiu da aplicação de trabalhos do matemático alemão Karl Weierstrass para realizar a sua tese. Por ela, o professor já recebeu a medalha “Ordem do Mérito Científico na classe de Comendador” pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia, em 1998. O insight para seu trabalho aconteceu quando ele viu na tela do cinema um curioso chapéu de três abas usado por um sambista em um filme. Como lembra o tema da SNCT, a Matemática está em tudo!
Além da Matemática, o professor também tem uma atuação bastante significativa na área de Educação a Distância. Já foi diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenador da UAB na UFF. Atuou como relator da Comissão de Avaliação do I Edital de implementação da UAB e foi vice-presidente do Consórcio CEDERJ (UFF, UFRJ, UNIRIO, UERJ e UENF), além de coordenar o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFF.
A vinda do professor Celso a Belém para a SNCT 2017 é fruto do diálogo e parceria estabelecidos com projetos e pesquisadores da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) e do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). Essa participação especial do Prof. Celso Costa tem como proposta destacar as contribuições da Matemática brasileira, a partir de um dos seus expoentes, assim como mostrar que é da curiosidade e do raciocínio em situações simples do dia a dia que nascem e se desenvolvem grandes perguntas que movem o pensamento científico.
Serviço
Dia C da Ciência da UFPA
25 de outubro de 2017
14h30
Palestra “Uma superfície insólita”
Ministrante: Celso Costa (UFF)
Auditório do Lar Fabiano de Cristo (Rua Barão de Igarapé Miri, 527, Guamá, Bélem-PA)
Voltada para professores e estudantes do Ensino Fundamental
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Especial Dia C da Ciência: Trilha “Simetria no Museu Goeldi” convida estudantes a reconhecer a Matemática na natureza e na arquitetura
Explorar a Matemática de forma lúdica e percebê-la em elementos da natureza presentes no cotidiano. Esse é o objetivo da Trilha “Simetria no Museu Goeldi”, uma das atividades especiais da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Dia C da Ciência, que ocorre hoje em todo o Brasil, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A programação será realizada no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, a partir das 9h, aberta ao público.
O Parque abriga uma significativa mostra da fauna e da flora amazônicas, além de possuir construções e monumentos que fazem parte da história da nossa região. Por isso, foi escolhido como uma ambiência interessante para estimular a percepção de conhecimentos matemáticos no cotidiano.
A proposta da trilha é, utilizando a fotografia e um perfil no Instagram (@simetrianomuseugoeldi), identificar, registrar e compartilhar elementos da fauna e da flora do parque que tenham simetria. O conceito de simetria, na Matemática, é definido como tudo aquilo que pode ser dividido em partes sendo que as partes coincidem perfeitamente quando sobrepostas. Com essa atividade, a ideia é que os participantes percebam como a Matemática pode estar presente, de diferentes formas, na natureza e na arquitetura.
A trilha está acontecendo desde o primeiro dia da SNCT, 23 de outubro, e seguirá aberta à comunidade até o dia 27 de outubro. Especialmente no Dia C da Ciência, a trilha terá a participação de alunos da Escola de Aplicação da UFPA.
A iniciativa surgiu a partir da disciplina “Matemática, Tecnologia e Arte”, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA, em parceria com o Laboratório de Comunicação Multimídia do Museu Paraense Emílio Goeldi. Integra as ações do projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, coordenado pela Profa. Cristina Lúcia Dias Vaz, da Faculdade de Matemática (FacMat) e do PPGCIMES. O projeto foi aprovado na Chamada nº 02/2017 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Serviço
Dia C da Ciência da UFPA
25 de outubro de 2017
9h-17h
Trilha “Simetria no Museu Goeldi”
Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376, São Braz, Belém-PA)
Voltada para público em geral
*A programação segue até 27 de outubro.
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