UAB/UFPA forma 143 matemáticos em nove polos no Pará
No segundo semestre de 2014, foram realizadas cerimônias de outorga de grau aos concluintes do curso de Graduação Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo, foram 143 formandos do segundo período letivo do ano, em nove polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Pará.
BREVES – A solenidade realizada em 22 de agosto de 2014 contou com a presença do professor Rogelio Daniel Benavides Guzman, vice-diretor da Faculdade de Matemática da UFPA; do professor Ronaldo Leão dos Santos, coordenador do polo UAB/UFPA de Breves; do prefeito do município, José Antonio Azevedo Leão, dentre outras autoridades políticas e acadêmicas. 18 novos profissionais comemoraram a vitória.
BUJARU – O professor José Antônio Moraes Vilhena, diretor da Faculdade de Matemática da UFPA, presidiu a sessão solene de formatura dos 16 estudantes de Bujaru. A mesa foi composta também professor Josimar Ramos de Sousa, nome e paraninfo da turma, e da coordenadora do polo UAB/UFPA do município, professora Ronilsa Guimarães, além de representantes da Prefeitura e da Secretaria de Educação de Bujaru e outras autoridades, em cerimônia no dia 26 de julho de 2014.
CAMETÁ – O Auditório Alberto Moia Mocbel, no campus da UFPA em Cametá, foi o palco da outorga de grau para 20 novos matemáticos da cidade, em 16 de julho de 2014. O evento contou com o professor Manoel Silvino Batalha de Araújo, representando o Reitor da UFPA, professor Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Na mesa solene estavam presentes a coordenadora administrativa da AEDI-UFPA, Ivanete Guedes Pamplona, e a coordenadora do polo UAB/UFPA de Cametá, professora Geanice Raimunda Baia Cruz, além do prefeito Gilmar Pereira da Silva e outros representantes da administração municipal.
DOM ELISEU – No polo da UAB/UFPA em Dom Eliseu os 22 formandos em Matemática colaram grau perante a professora Irene Castro Pereira; o professor José Miguel Martins Veloso, assessor de Educação a Distância da UFPA; o professor Juaci Picanço da Silva, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR-UFPA); o prefeito e patrono da turma, Joaquim Nogueira Neto; a coordenadora do polo UAB/UFPA de Dom Eliseu, Michelle Aquino da Luz, dentre outros convidados. Na oportunidade, em 15 de agosto de 2014, também foi realizada a formatura de 5 professores do curso de Licenciatura em Matemática, oferecido por meio do PARFOR pela UFPA. Saiba mais sobre o PARFOR-UFPA no site.
ÁLBUM DE FOTOS PARTE 1
GOIANÉSIA DO PARÁ E MARABÁ – As turmas de Goianésia do Pará e Marabá, em solenidade conjunta realizada no dia 2 de agosto de 2014, apresentaram os novos formandos em Licenciatura em Matemática com a presença do professor José Antônio Moraes Vilhena, diretor da Faculdade de Matemática da UFPA; a coordenadora do polo UAB/UFPA em Goianésia do Pará, Antonia Rosângela Costa de Sousa, a coordenadora do polo UAB/UFPA em Marabá, Sayonara Dias Vieira, e outros professores e autoridades. Ao todo, foram graduados 21 novos profissionais, 10 em Goianésia do Pará, 11 em Marabá.
JURUTI – No dia 23 de agosto de 2014, o diretor da Faculdade de Matemática da UFPA, professor José Antônio Moraes Vilhena, esteve presente na formatura dos 16 novos matemáticos do polo UAB/UFPA de Juruti, dia especial para eles e seus convidados. Junto a eles, o coordenador do polo, Zenilton Albuquerque Lira; o prefeito da cidade e patrono da turma, Marco Aurélio Dolzane do Couto, além de parentes e amigos dos formandos.
ORIXIMINÁ – A solenidade em Orixininá, oeste do Estado, foi comandada pelo professor Rogelio Guzman, com a presença do prefeito Luiz Gonzaga Viana Filho, da coordenadora do polo UAB/UFPA da cidade, professora Lucivete Andrade, autoridades municipais, profissionais da instituição e familiares, que compartilharam a alegria com os 22 formandos no dia 29 de agosto de 2014.
PARAUAPEBAS – A turma de Parauapebas encerrou o ciclo de outorgas de grau das turmas de Licenciatura em Matemática do segundo período letivo de 2014, em cerimônia com o professor José Antonio Vilhena, a coordenadora do polo UAB/UFPA do município, Catarina de Lourdes Santos da Silva, e a secretária de Educação de Parauapebas, Juliana Santos. Um momento de festa para os 8 formandos, que entravam em uma nova etapa de suas vidas.
ALBUM DE FOTOS PARTE 2
O curso de Licenciatura em Matemática, primeira graduação ofertada na modalidade a distância pela UFPA, teve sua primeira entrada de alunos em 2003 e, desde então, forma professores de Matemática da rede pública de ensino para atuarem no ensino fundamental e médio, com qualificação e mais abertos a novas práticas educacionais. Assista e baixe o documentário “Educação Sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância da UFPA”, que conta mais dessa história clicando aqui.
Ata de Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo para Tutor Presencial de Salinópolis/PA, conforme Edital nº 02, de 13 de janeiro de 2021.
Homologação do Resultado FINAL DO PROCESSO SELETIVO Tutor Presencial Polo-Canaã - pdf Homologação do Resultado FINAL DO PROCESSO
Especial Dia C da Ciência - No Dia C da Ciência, a UFPA vai ao shopping, ao museu, a escolas e abre as suas portas
Hoje instituições de ensino e pesquisa de todo o país promovem o Dia C da Ciência, integrado à programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que está acontecendo desde a última segunda-feira, 23, e segue até 29 de outubro. A ideia é que, a partir deste ano, as quartas-feiras das edições da SNCT sejam configuradas como Dia C.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) integra o conjunto de instituições comprometidas com essa mobilização nacional. Na programação de hoje estão atividades de comunicação da ciência com foco em congregar diferentes setores sociais em defesa da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Estas serão realizadas por diferentes projetos da UFPA, em parceria com outras universidades e centros de pesquisa do estado e do país.
Um dos destaques da programação é a Exposição “A Matemática está em tudo”, que tem o mesmo tema da SNCT 2017. A exposição acontece no Shopping Bosque Grão Pará desde o dia 23 de outubro e segue até o dia 29 de outubro, com entrada gratuita e visitação de 10h às 22h. A ação é fruto da parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA). Da UFPA, estarão em exibição objetos matemáticos produzidos no âmbito do projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, coordenado pela Profa. Cristina Lúcia Dias Vaz, da Faculdade de Matemática (FacMat) e do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES).
Aprovado na Chamada nº 02/2017 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto também está realizando ao longo da semana oficinas em escolas e a Trilha “Simetria no Museu Goeldi”, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. A partir do uso da fotografia e de um perfil no Instagram (@simetrianomuseugoeldi), os participantes da trilha identificam e registram em imagens elementos da fauna e da flora do parque que tenham simetria. Na programação de hoje, a trilha terá a participação de alunos da Escola de Aplicação da UFPA, além de ser aberta ao público em geral.
Hoje também será possível conhecer um grande feito da Matemática brasileira: a descoberta das equações da Superfície Costa, assim denominada por causa do nome do Prof. Celso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que resolveu o problema matemático dessa superfície, na época há mais de 200 anos em aberto. O pesquisador ministrará a Palestra “Uma superfície insólita” para alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, localizada no bairro do Guamá. Parceiro de pesquisadores da UFPA em várias iniciativas, o professor é convidado especial da programação da SNCT organizada pelo projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”, também aprovado na Chamada do MCTIC e do CNPq e coordenado pelo Prof. Marcos Monteiro Diniz (FacMat e PPGCIMES).
O projeto ainda prevê oficinas com temas voltados para a região, como a Oficina “A matemática da rasa de açaí”, ministrada pelo Prof. José Miguel Martins Veloso (FacMat e PPGCIMES). Outro destaque são as exposições interativas de objetos matemáticos, de experimentos da física e de softwares educacionais, como um aplicativo, desenvolvido sob a coordenação do Prof. Marcos Diniz e do Prof. Dionne Cavalcante Monteiro (Faculdade de Computação e PPGCIMES). A partir das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, usuários poderão visualizar a simulação de poliedros (sólidos geométricos) em 3D por meio do celular e de óculos especiais.
Também dentro da sede da UFPA em Belém, na Cidade Universitária José da Silveira Netto, no bairro do Guamá, serão promovidas ações no Dia C, como Visitas Guiadas ao Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA), coordenado pelo Prof. Elinei Pinto dos Santos; ao Laboratório de Demonstrações (LABDEMON), coordenado pelo Prof. Jorge Castiñeiras Rodrigues; ao Núcleo de Astronomia (NASTRO), coordenado pelo Prof. Luís Carlos Bassalo Crispino; e ao Museu Interativo da Física (MINF), coordenado pelo Prof. Newton Martins Barbosa Neto; todos docentes da Faculdade de Física da UFPA. No início da noite, o NASTRO realizará uma edição especial da atividade semanal “Quartas Astronômicas”, com palestra sobre Astronomia, seguida por observações astronômicas, se houver condições meteorológicas favoráveis.
Na área das Humanidades, a comunicação da ciência também será promovida no âmbito do “Projeto Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e do qual a UFPA é equipe associada. O projeto é desenvolvido por pesquisadores dos programas de pós-graduação em Comunicação da UFPA, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que estão reunidos em Belém para discussão do andamento da pesquisa realizada em nível nacional com jovens. A Profa. Mariangela Toaldo (UFRGS) e a Profa. Jane Marques (Universidade de São Paulo-USP/UFPA) ministrarão o Workshop “Literacia Digital: educação para a leitura de conteúdos midiáticos”, no Auditório da Assessoria de Educação a Distância da UFPA. A proposta é sensibilizar os participantes para como a literacia digital pode contribuir na formação do público infantil frente aos conteúdos midiáticos, especialmente no que se refere à identificação e à reflexão crítica em relação a apelos ao consumo.
O Workshop conta com a parceria do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Os pesquisadores da UFPA que integram o Instituto estão atuando também no Planejamento de Divulgação e Cobertura Multimidiática das ações da instituição no Dia C e na SNCT 2017, gerando conteúdos estratégicos para as redes sociais e para a imprensa. O INCT é uma rede liderada pela Fundação Oswaldo Cruz, com a participação de instituições de todas as regiões brasileiras e de vários países com expertise em comunicação pública da ciência, incluindo a UFPA, que também integra o Comitê Gestor.
Por que a ciência brasileira precisa de um Dia C?
Cerca de 90% do conhecimento científico produzido no país é desenvolvido com financiamento público, pelas instituições públicas de ensino e pesquisa (Universidades, Centros de Pesquisa, Institutos, Museus, entre outros). Mas nem sempre os impactos reais da produção científica nacional sobre o nosso dia a dia ficam evidente para alguns setores estratégicos e para a população em geral.
O Dia C da Ciência nasce nessa perspectiva, proposto pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) como uma iniciativa frente ao cenário político e econômico atual no qual os recursos voltados à C&T no país têm sido reduzidos.
A ideia é mobilizar as instituições para a defesa da manutenção do financiamento público da Ciência, Tecnologia e Inovação no país e sobretudo, para evidenciar para a população em geral a contribuição da ciência para os diferentes setores da vida social.
Como uma ação social e política das instituições, esse dia ressalta que o C da Ciência também significa Compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, democrática, equilibrada e promotora de condições e oportunidades; Comunicação para a promoção do diálogo e do debate público; e Cidadania como fruto desse investimento.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A SNCT 2017 ocorre oficialmente de 23 a 29 de outubro, com o tema “A matemática está em tudo”, em articulação à celebração do Biênio da Matemática (2017-2018). Nesses dias, em todo o Brasil, universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas, museus, escolas, órgãos governamentais, empresas e outras instituições promoverão atividades para compartilhamento dos conhecimentos científicos.
Criada em 2004 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia, a Semana é liderada pela Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED/MCTIC). Este ano, chega à sua 14a edição, estimulando a discussão da pauta de C&T no país e dando visibilidade à inovação da pesquisa nacional.
Serviço
Dia C da Ciência - UFPA
25 de outubro de 2017
Acesse a programação completa
Projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”
Facebook: www.facebook.com/SNCTArtematica
Projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”
Facebook: www.facebook.com/snctpara.rasadeacaiagarrafadeklein
Instagram: www.instagram.com/snct.para
Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Site: www.ppgcimes.propesp.ufpa.br
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
Facebook: www.facebook.com/inct.cpct
Dia C da Ciência (Coordenação Nacional)
Site: www.diacdaciencia.org
Facebook: www.facebook.com/cdaciencia
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (Coordenação Nacional)
Site: www.snct.mctic.gov.br/semanact
Facebook: www.facebook.com/semananacionalct
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Site: www.mctic.gov.br/portal
Facebook: www.facebook.com/MCTIC
Inscrições Abertas para Tutor do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância - Polo Altamira
A Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da Universidade Federal do Pará (UFPA) convida para seleção os profissionais interessados no desenvolvimento de atividades de Orientação de Aprendizagem (Tutoria Presencial) nas áreas de conhecimento Matemática, no Município de Altamira.
Para mais informações, acesse o edital.
Especial Dia C da Ciência - Uma grande descoberta da matemática brasileira - Superfície Costa é tema de palestra do Prof. Celso Costa
Na programação do Dia C da Ciência da Universidade Federal do Pará (UFPA), destaca-se a participação do Prof. Dr. Celso José da Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), convidado do projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!” especialmente para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Hoje, o pesquisador irá ministrar a palestra “Uma superfície insólita”, sobre a Superfície Costa, descoberta por ele na década de 1980 durante seu doutorado e até hoje muito importante para a área de Geometria. A palestra será realizada às 14h30, no auditório do Lar Fabiano de Cristo, em Belém, para professores e alunos da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro.
A Superfície Costa é um exemplo do que se conhece como “superfícies mínimas”. Até a tese do brasileiro, defendida em 1982, só haviam sido descobertas três superfícies mínimas: o (i) plano e o (ii) catenoide, por Euler, em 1764, e o (iii) helicoide, por Musnier, em 1776. Ou seja, há mais de duzentos anos não se descreviam novas superfícies mínimas.
Esse conhecimento matemático tem contribuído bastante para o trabalho com as superfícies mínimas, já que as três primeiras que foram descobertas possuem demonstrações relativamente simples em equações e representações tridimensionais, enquanto que a Superfície Costa é bastante complexa para ser representada. Somente dois anos após a tese do professor a superfície foi representada computacionalmente, por pesquisadores da Universidade de Massachussetts, nos Estados Unidos.
Celso Costa partiu da aplicação de trabalhos do matemático alemão Karl Weierstrass para realizar a sua tese. Por ela, o professor já recebeu a medalha “Ordem do Mérito Científico na classe de Comendador” pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia, em 1998. O insight para seu trabalho aconteceu quando ele viu na tela do cinema um curioso chapéu de três abas usado por um sambista em um filme. Como lembra o tema da SNCT, a Matemática está em tudo!
Além da Matemática, o professor também tem uma atuação bastante significativa na área de Educação a Distância. Já foi diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenador da UAB na UFF. Atuou como relator da Comissão de Avaliação do I Edital de implementação da UAB e foi vice-presidente do Consórcio CEDERJ (UFF, UFRJ, UNIRIO, UERJ e UENF), além de coordenar o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFF.
A vinda do professor Celso a Belém para a SNCT 2017 é fruto do diálogo e parceria estabelecidos com projetos e pesquisadores da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) e do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES). Essa participação especial do Prof. Celso Costa tem como proposta destacar as contribuições da Matemática brasileira, a partir de um dos seus expoentes, assim como mostrar que é da curiosidade e do raciocínio em situações simples do dia a dia que nascem e se desenvolvem grandes perguntas que movem o pensamento científico.
Serviço
Dia C da Ciência da UFPA
25 de outubro de 2017
14h30
Palestra “Uma superfície insólita”
Ministrante: Celso Costa (UFF)
Auditório do Lar Fabiano de Cristo (Rua Barão de Igarapé Miri, 527, Guamá, Bélem-PA)
Voltada para professores e estudantes do Ensino Fundamental
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Acompanhe a cobertura:
Projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”
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Projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”
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Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
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Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
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Dia C da Ciência (Coordenação Nacional)
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Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (Coordenação Nacional)
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Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
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