Nos dias 16 e 17 de outubro de 2014 ocorreu o 4º Fórum de Área de Administração Pública do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), em Florianópolis, Santa Catarina. A organização foi da Comissão de Apoio à Gestão do PNAP, que visa ampliar a aproximação entre os integrantes do Fórum da Área de Administração Pública no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), pois tem como objetivo geral difundir projetos inovadores e experiências originais no âmbito dos cursos que integram o PNAP.

Da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram três representantes de cursos de educação a distância com parceria da UAB. Os integrantes foram a coordenadora pedagógica do curso de graduação em Administração Pública UFPA/UAB, professora Fibia Guimarães, o coordenador do curso de especialização em Gestão Pública UFPA/UAB, professor André Luiz Ferreira e Silva, e a coordenadora de tutoria do curso de especialização em Gestão de Saúde UFPA/UAB, Renaceli Conceição Araújo Pimenta.

De acordo com o professor André Luiz Ferreira e Silva, que participou pela primeira vez desse evento, o objetivo principal, para ele, foi integrar as coordenações de cursos de bacharelado e de especializações em Gestão Publica para trocarem experiências. “No evento houve a proposta de reformular a grade curricular dos cursos de especialização em Gestão Pública e em Gestão em Saúde. Na próxima edição de cursos, na UFPA, a reforma se dará a partir do primeiro semestre de 2016”, afirma o docente. Professor André, ainda, comenta a maior dificuldade comum nos cursos de especialização em Gestão Pública, que é a pouca capacitação e formação de professores e tutores que atuam na modalidade a distância. “O Fórum permitiu trocarmos experiências e percebermos os problemas enfrentados por vários coordenadores de cursos, pois são semelhantes”, acrescenta.

A coordenadora pedagógica do curso de graduação em Administração Pública UFPA/UAB, professora Fibia Guimarães, também participou do evento pela primeira vez, e comenta que foi importante trocar experiências com coordenadores de outras regiões. A docente afirma que além de participar da programação geral do Fórum, também participou, com os demais coordenadores, de discussões e deliberações de proposições para uma nova matriz curricular do curso de graduação a distância em Administração Pública.

Sobre a importância de participar do evento, a professora Fibia comenta que “teve a oportunidade de ter uma visão mais sistêmica da execução do projeto UAB. Estava tendo dificuldades de operacionalizar minhas atividades, pois quando assumimos praticamente nada nos foi repassado pelo coordenador anterior”, frisa. Ainda, a coordenadora aponta algumas considerações trazidas desse Fórum, como: “as proposições em relação à matriz curricular do curso de bacharelado em Administração e do conteúdo de alguns componentes curriculares. Outro ponto que chamou minha atenção foi a necessidade de participar e acompanhar a execução financeira do curso”, afirma.