-
I Workshop em Criatividade, Inovação e Inteligência Artificial
O I Workshop em Criatividade, Inovação e Inteligência Artificial é um evento científico e tecnológico de natureza interdisciplinar que tem como objetivo principal promover a divulgação da produção científica, das ações inovadoras e dos produtos desenvolvidos pelo grupo pesquisa Inovames e pelos pesquisadores do laboratório de Inteligência artificial Aplicada da UFPA por meio de apresentações orais, pôsteres e oficinas temáticas. O evento é aberto à participação de docentes e discentes que desenvolvam trabalhos de pesquisa, ensino ou extensão, inovadores e criativos em Tecnologias Aplicadas ao ensino e aprendizagem.
Este Workshop é uma iniciativa do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LAAI) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e do grupo de pesquisa Inovames do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias no Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE 2) com apoio da Coordenação de Inovação em Tecnologias em Ensino (CITE). Ao longo dos últimos 04 (quatro) anos, estas sub-unidades têm desenvolvido trabalhos científicos criativos e inovadores e ações extensionistas com ênfase em tecnologia aplicadas ao ensino e aprendizagem. Dentre as áreas em que estas sub-unidades atuam, destacam-se: inteligência artificial, realidade virtual, Tecnologia assistiva, educação a distância, objetos matemáticos, metodologias ativas, interdisciplinares envolvendo Ciência, Tecnologia e Arte, produtos educacionais tais como livros digitais iterativos, prototipagem de objetos de aprendizagem e aplicativos de apoio ao ensino e aprendizagem.
Objetivos
- Objetivo geral:
- Promover a divulgação da produção científica, das ações inovadoras e dos produtos desenvolvidos pelo grupo pesquisa Inovames e pelos pesquisadores do laboratório de Inteligência Artificial Aplicada da UFPA.
- Objetivos específicos:
- Estabelecer parcerias para desenvolvimento de ferramentas computacionais destinadas ao ensino, pesquisa e extensão;
- Introduzir conceitos de ferramentas através de oficinas mão na massa (hands-on);
- Incentivar os alunos a desenvolverem atividades de pesquisa, ensino e extensão, bem como fomentar o empreendedorismo na área de ensino;
- Divulgar e discutir as pesquisas realizadas na interface entre Inteligência Artificial, Matemática e Arte em suas múltiplas manifestações;
- Divulgar e discutir ferramentas para uso na EAD.