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I Workshop em Criatividade, Inovação e Inteligência Artificial

Veja mais detalhes sobre as oficinas que serão ofertadas neste workshop:


22 de agosto

Imagem Impressora 3D

Resumo: Esta oficina abordará os conceitos iniciais da impressão 3D, dividida em duas partes: teórica e prática. Na parte teórica serão apresentados o conceito, evolução e história da impressão 3D, tipos de impressão 3D e modelo digitais 3D. Na parte prática, serão apresentados os programas de modelagem, fatiadores e a operação da impressora 3D.

Ministrantes: Edilson Neri Junior e Antonio Hidaka
Local: Auditório do NITAE²
Tecnologias

Resumo: Nesta oficina apresentaremos ferramentas gratuitas para smartphone e computadores cujas funcionalidades visam apoiar o ensino e a aprendizagem. Serão realizadas aplicações com as ferramentas Schoology e Nearpod para exemplificar como estas ferramentas impulsionam as dinâmicas didático-pedagógicas dentro e fora da sala de aula. Estas tecnologias oferecem formas criativas e inovadoras de apresentação de conteúdo, comunicação, e colaboração entre usuários.

Ministrantes: Felipe Leite, William Silva e João Marcelo
Local: Auditório do ICEN
Óculos de realidade virtual

Resumo: A oficina de realidade virtual tem como objetivo apresentar as ferramentas necessárias para desenvolver aplicações em realidade virtual para os óculos tipo Rift e Vive. Serão apresentados os softwares Blender e Unity 3D e as bibliotecas para integração dos óculos. O Blender é utilizado para modelagem de objetos 3D que são amplamente utilizados em mundos virtuais. O Unity 3D é utilizado para elaborar os mundos em realidade virtual apresentando objetos 3D modelados no Blender e de outros softwares. Para aumentar a interação com os objetos, a linguagem C# é utilizada para desenvolver os scripts que serão utilizados para interação no mundo virtual. Serão abordados os seguintes tópicos: introdução à realidade virtual, introdução ao software Blender de modelagem em 3D: modelagem de objetos estáticos e dinâmicos (animação), introdução ao Unity 3D: integração dos objetos modelados no Blender ao Unity 3D, introdução ao C#: desenvolver scripts que controlam os movimentos de objetos no Unity 3D, compilação para os óculos Vive e Rift: utilizar a biblioteca para gerar ambiente em RV para os óculos Vive e Rift. e Teste com os óculos.

Ministrantes: Prof. Dr. Dionne Monteiro
Local: Laboratório 01 do ICEN
Logo Geogebra

Resumo: A oficina abordará alguns aspectos intermediários e avançados do aplicativo de Matemática Dinâmica Geogebra. Serão apresentados, de forma introdutória, os seguintes tópicos: recursos de visualização 2D e 3D: animação, visualização estereoscópica (óculos 3D); utilização do Geogebra em plataforma móvel (celulares e tablets) e espelhamento a partir do celular, para utilização didática em sala de aula.

Ministrantes: Marcos Monteiro Diniz
Local: Laboratório 03 do ICEN


23 de agosto

Sistema embarcado

Resumo: Nesta oficina apresentaremos as principais plataformas utilizadas no desenvolvimento de circuitos de monitoramento. Estas plataformas são aplicadas na criação de sistemas IoT (Internet of Things), os quais são usados para monitoramento de equipamentos ou meio ambiente. Apresentaremos várias vertentes do Arduíno que serão utilizadas juntamente com alguns sensores, enfocando a programação das diferentes placas. Serão abordados os seguintes tópicos: introdução aos sistemas embarcados, Internet of Things, Plataformas de desenvolvimento Arduino, Sensores, Integração de sensores ao Arduino e o desenvolvendo um sistema de monitoramento com Arduino.

Ministrantes: Prof. Dr. Dionne Monteiro
Local: Laboratório 01 do ICEN
Imagem colaboratividade

Resumo: Disciplinas como matemática, ciências e física para o ensino fundamental e médio, devem utilizar recursos didáticos, tais como Objetos de Aprendizagem e Jogos? Qual a eficácia destes recursos no processo de construção dos conhecimentos? Se produzidos de maneira adequada e usados de forma mais eficaz ainda, podem auxiliar no aprendizado, motivando os alunos e tornando as disciplinas bem mais interessantes? Ou podem atrapalhar? Estas são algumas questões que serão discutidas na oficina de forma bem breve. Além disso, veremos experiências efetivas da Biblioteca de Objetos Matemáticos da UFPA, que sugere algumas respostas a estas questões, dependendo do assunto a ser abordado pelo docente. As estratégias visam estimular o desenvolvimento do senso crítico, o processo colaborativo, desenvolvendo estudos de estratégias de resolução de problemas científicos de forma lúdica e ao mesmo tempo estimulando a contemplação do belo nas ciências exatas. Nesta oficina usaremos as seguintes dinâmicas: apresentação de Slides pelo professor e dinâmica de construção de objetos pelo professor e os alunos. Mostra de Objetos da BOM.

Ministrantes: Prof. Dr. Márcio Lima do Nascimento
Local: Auditório do ICEN
Arte

Resumo: Esta oficina tem como objetivo promover um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Arte, inspirado na metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). A metodologia STEAM tem como objetivo promover a interdisciplinaridade visando uma formação mais ampla e adequada aos desafios do século XXI. Serão apresentados alguns trabalhos sobre a aplicação da Realidade Aumentada, Impressora 3D, Cinética e Som na arte. Oportunizaremos aos participantes atividades lúdicas sobre Pop Art, Op Art, Gif’s artísticos e arte digital. Esta oficina é fruto das investigações do grupo de pesquisa cTAi –Ciência, Tecnologia, Arte e Inovação do Nitae. Ao compartilhar as suas experiênciae e projetos sobre conexões entre Ciência, Tecnologia e Arte, o grupo cTAi espera estimular a criatividade e promover a reflexão sobre a interdisciplinaridade no ensino superior.

Ministrantes: Cristina Vaz e Edilson Neri Junior
Local: Auditório do NITAE²
Colaboratividade

Resumo: Nesta oficina apresentaremos cinco ferramentas colaborativas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle: Fórum, Glossário, Base de dados, Wiki, Laboratório de Avaliação. Serão desenvolvidas atividades com estas ferramentas para exemplificar o trabalho colaborativo no ambiente virtual Moodle.

Ministrantes: Haroldo Piteira e Thayana Mamoré
Local: Laboratório 03 do ICEN

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Contato

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
workshopcriar@gmail.com
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Belém - Pará - Brasil

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