Projeto de padronização e aperfeiçoamento dos sites dos PPGs da UFPA promove segundo dia de oficina

Projeto de padronização e aperfeiçoamento dos sites dos PPGs da UFPA promove segundo dia de oficina

Na última quarta-feira, 25, foi realizada a segunda Oficina de Inserção e Manutenção de Conteúdo dos sites dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Pará (UFPA). Sob orientação do professor Marcos Seruffo, coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (Lades) da Faculdade de Computação do campus de Castanhal, em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância da UFPA (AEDi-UFPA), o encontro com os responsáveis pelos sites dos PPGs da UFPA foi um momento para afinar a atualização dos sites e fazer um acompanhamento mais direto às dúvidas sobre a padronização.

O segundo dia de oficina contou com dois momentos. O primeiro, ocorrido pela manhã, foi utilizado para apresentar e esclarecer as dificuldades mais recorrentes na atualização dos sites, identificadas a partir do monitoramento dos sites, realizado com o objetivo de diagnosticar o andamento da atualização. Já no período da tarde, os representantes dos Programas puderam tirar dúvidas diretamente com os monitores do projeto e ajustar possíveis pendências.

Projeto

O projeto de padronização e alimentação dos sites dos Programas de Pós-Graduação da UFPA foi idealizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp), sob a coordenação do pró-reitor Emmanuel Zagury Tourinho, que busca atender aos parâmetros de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A primeira oficina, realizada no dia 03 de novembro, deu os encaminhamentos iniciais para a atualização dos sites.

No dia 14 de dezembro será o lançamento dos sites dos 71 Programas de Pós-Graduação que aderiram ao projeto e contará com a presença dos representantes da Universidade e também do Prof. Dr. Ronaldo Lopes Oliveira, coordenador de Ensino de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O professor convidado irá ministrar a palestra “Integridade científica e revistas predadoras”, sobre os perigos que periódicos falsos oferecem à produtividade dos Programas de Pós-Graduação.

Ao término do projeto, os sites terão uma identidade visual padronizada, incluindo o domínio para acesso, que será vinculado ao da Propesp. Todas as páginas serão trilíngues (português, espanhol e inglês) e os visitantes poderão acessar as informações dos Programas por meio de oito abas: “O Programa”, “Acadêmico”, “Pesquisa”, “Inserção Social”, “Agenda”, “Ingresso”, “Teses e Dissertações” e “Documentos”. Dentre as contribuições que o projeto tem a dar para a UFPA, de acordo com o professor Marcos Seruffo, uma das principais é a criação de um modelo visual padrão para a divulgação do conhecimento científico desenvolvido pela Universidade.

O Prof. Dr. Fabrício Carvalho, representante do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica do Instituto de Ciências da Educação (PPEB-ICED), afirma que o projeto dos sites surgiu em um momento oportuno para o mestrado do PPEB. “Nosso Programa ainda é muito recente e aderir a esse projeto tem sido muito importante porque não teríamos hoje como manter sozinhos um site para o PPEB. Além disso, como os sites irão possuir versões em espanhol e inglês, o projeto vai dar mais visibilidade tanto ao nosso programa quanto à UFPA, uma forma da América Latina conhecer melhor os programas de pós-graduação daqui e estimular intercâmbios, por exemplo”, conclui o professor.