UAB-UFPA e prefeitura de Maracanã discutem a abertura de polo no município

A possibilidade da implantação de um novo polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município de Maracanã, localizado na região de integração do Guamá, no Pará, foi discutida no dia 21 de julho em reunião com a Prefeitura Municipal de Maracanã e representantes da Universidade Federal do Pará.

Com aproximadamente 28 mil habitantes, o município não possui instituições de ensino que ofertem cursos de graduação. A mais próxima localiza-se no município de Igarapé-Açu, há 48km. De acordo com o Secretário de Educação Municipal, Ivaney Ricardo Lisboa, na maioria dos casos, as famílias não têm condições financeiras de prover o deslocamento, a alimentação e moradia desses jovens. Dessa forma, muitos desistem de continuar os estudos. “Digamos que de 90 alunos que estão concluindo o ensino médio, apenas um conseguirá ingressar no ensino superior”, estima.

Todavia, o município tem investido em educação e busca parcerias para melhorar a qualidade de ensino. Cursinhos preparatórios gratuitos já foram inaugurados para os estudantes, tendo como foco a prova de vestibular do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com o Secretário, a Universidade Federal do Pará, por meio da Assessoria de Educação à Distância (AEDi), foi a primeira instituição acadêmica que incentivou e apoiou este investimento.

O novo polo está previsto para funcionar na Escola Izidorio Francisco de Souza. Uma infraestrutura nova e moderna que conta com auditório, ginásio poliesportivo, 12 salas de aula, biblioteca e laboratórios de informática.A proposta inicial é ofertar cursos de graduação em licenciatura e a expectativa é ampliar o atendimento a municípios vizinhos que também enfrentam os mesmos desafios no ensino-aprendizagem.

Participaram do encontro o Assessor de Educação a Distância da Universidade Federal do Pará (AEDi-UFPA) e Coordenador do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPA, Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso; a prefeita Raimunda da Costa Araújo; o Secretário de Educação, Ivaney Ricardo Lisboa; o Secretário de Saúde, Luiz Junior; o Coordenador do curso de Física da UFPA/UAB, João Furtado; o Diretor do Instituto de Geociências, João Batista Ribeiro Miranda e o professor Gabriel Antônio Ribeiro.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. Tem como um dos objetivos, reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior.