Concerto marca as celebrações em homenagem aos 60 anos da UFPA

No dia 02 de julho de 1957, foi criada a então Universidade do Pará, cuja cerimônia solene de instalação só viria a ocorrer dois anos depois, no dia 31 de janeiro de 1959, no Theatro da Paz, com presença do presidente Juscelino Kubitschek e conduzida pelo primeiro reitor da instituição, Mário Braga Henriques. Em 20 de agosto de 1965, em cumprimento à Lei n. 4.759, a Universidade do Pará passou a ser denominada de Universidade Federal do Pará.

A UFPA é uma das maiores instituições de ensino superior da Amazônia e completa 60 anos amanhã, dia 2 de julho de 2017. Para marcar oficialmente a comemoração da data, será realizado neste dia o concerto de celebração dos 60 anos da Universidade Federal do Pará com interpretação da Nona Sinfonia de Beethoven pela Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música da UFPA, sob regência do professor mestre Miguel Campos Neto. O concerto ocorrerá no Theatro da Paz, às 20h, mesmo local onde houve a cerimônia solene de instalação.

A interpretação contará ainda com a participação do Coro da 9ª Sinfonia, regido pelo professor Agostinho Fonseca; do Coro Universitário da UFPA (CORUNí), formado por alunos e técnicos da Universidade, sob a regência da professora Dra. Cristina Mami Owtake, e cantores solistas convidados: Lanna Bastos (soprano), Aliane Sousa (contralto), Antônio Wilson (tenor) e Idaías Souto (barítono).

Estarão presentes no evento gestores da instituição, ex-reitores que fizeram parte da história da Universidade e que contribuíram com o seu crescimento, convidados especiais, professores, alunos e demais representantes da comunidade acadêmica.

A programação é uma realização da Reitoria da UFPA, por meio da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Editora da UFPA (ed.ufpa), do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDI/UFPA) e conta com apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Concerto de celebração dos 60 anos da Universidade Federal do Pará

Data: 02 de julho de 2017