Uma noite de celebração para a UFPA
O concerto de celebração dos 60 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi realizado no dia 2 de julho de 2017, a partir das 20h, no Theatro da Paz, com interpretação da Nova Sinfonia de Beethoven, obra-prima da cultura universal, pela Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), sob regência do professor mestre Miguel Campos Neto.
Orquestra Sinfônica Altino Pimenta regida pelo maestro Miguel Campos Neto
A interpretação da obra contou com o Coro da Nona Sinfonia, formado especialmente para o Ciclo Beethoven, regido pelo professor Agostinho Fonseca; e também com o Coro Universitário da UFPA (CORUNí), formado por alunos de diferentes cursos e técnicos da Universidade, sob a regência da profa. Dra. Cristina Mami Owtake. Os cantores solistas convidados foram Lanna Bastos (soprano), Aliane Sousa (contralto), Antônio Wilson (tenor) e Idaías Souto (barítono).
O concerto contou com o Coro da Nona Sinfonia e com o Coro Universitário da UFPA
Solistas convidados para o concerto de celebração dos 60 anos da UFPA
Mais de 800 pessoas ocuparam a plateia, frisas, camarotes e demais espaços do teatro para prestigiar o evento. Entre elas, estiveram presentes o atual reitor da Universidade, prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho, o vice-reitor, prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva, pró-reitores, gestores, ex-reitores, convidados especiais, professores, alunos e representantes das comunidades acadêmica e externa. O Theatro da Paz é significativo para a instituição por ser o local onde houve também a cerimônia solene de instalação da, então, Universidade do Pará, no dia 31 de janeiro de 1959.
O evento teve a presença de gestores, professores, alunos e membros da comunidade acadêmica e externa
Durante a programação, foi exibido o vídeo que narra a concepção da marca comemorativa dos 60 anos da Universidade, desde as primeiras etapas de mapeamento de ideias, até os rascunhos tipográficos, estudos de fontes e cores e o desenho digital. Durante a exibição, a OSAP interpretou ao vivo a trilha sonora do vídeo, composta pelo prof. Dr. Carlos Augusto Vasconcelos Pires, pianista e vice-diretor da Escola de Música da UFPA.
O evento foi uma realização da Reitoria da UFPA, por meio da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Editora da UFPA (ed.ufpa), e da Assessoria de Educação a Distância (AEDi/UFPA), com apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
A AEDi, por meio do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, atuou na produção e concepção multimídia do evento, colaborando com a roteirização, produção e iluminação da cerimônia, produzindo os materiais multimidiáticos exibidos ao longo da programação e realizando a gravação do evento.
A AEDi atuou na produção multimídia do evento e colaborou na roteirização
A Assessoria vem colaborando com a Universidade desde o início do ano em diversas ações que envolvem o aniversário de 60 anos. Entre essas ações, estão a roteirização, gravação, transmissão online e concepção de materiais multimidiáticos para a cerimônia de abertura das comemorações dos 60 anos da UFPA; produção do vídeo de criação da marca dos 60 anos; apoio na realização, gravação e desenvolvimento de materiais multimidiáticos para o Espaço UFPA 60 Anos, na Feira Pan-Amazônica do Livro 2017, além de apoio na construção do hotsite UFPA 60 Anos.
Para o Assessor de Educação a Distância e coordenador UAB da UFPA, prof. Dr. José Miguel Martins Veloso, poder contribuir com a instituição neste momento histórico é uma grande satisfação. “Ficamos felizes por conseguir dar suporte para a Universidade. Em todos os eventos que são divulgados, transmitidos ou produzidos por nós, como os 60 anos da UFPA, buscamos, sobretudo, difundir o conhecimento entre a comunidade acadêmica, por meio dos recursos multimídia que dispomos. Procuramos sempre estar à frente e nos qualificar”, ressaltou.
Participação da comunidade acadêmica
Para o Vice-reitor, prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva, o evento foi uma oportunidade de reunir todos da comunidade acadêmica para festejar as memórias, conquistas e avanços da Universidade Federal do Pará ao longo dessas seis décadas. “A instituição possui um grande significado para este Estado e para as pessoas que nele residem. Temos avançado em relação à ciência, pesquisa, educação, desenvolvimento e extensão. Atualmente, somos responsáveis pela formação de mais de 50 mil estudantes que estão matriculados na graduação e pós-graduação”, ressaltou.
O aluno do curso de Engenharia Elétrica, Igor de Nardi, acompanhou a programação do início ao fim. Apaixonado por música, aproveitou a oportunidade para apresentar a música clássica aos amigos e participar da homenagem à UFPA. “Frequentei a Escola de Música quando criança e hoje faço parte de uma banda. Posso dizer que a apresentação foi muito especial por homenagear os 60 anos da Universidade e por exibir um clássico da música erudita”, contou.
Mais de 800 pessoas ocuparam os espaços do Theatro para o concerto
Há mais de 25 anos atuando na Universidade, o prof. Dr. Marcos Diniz descreveu o sentimento de participar dos 60 anos da instituição como um momento de grande honra e orgulho. O professor ingressou na UFPA aos 13 anos, no Clube de Ciências; anos depois prosseguiu seus estudos como aluno universitário do curso de licenciatura em Matemática, até mais tarde torna-se professor efetivo. “Espero que nas próximas décadas a Universidade continue crescendo e contribuindo com a sociedade e, principalmente, que continue fomentando os sonhos da nossa população”, afirmou.
Sobre a Assessoria
A Assessoria de Educação a Distância foi instituída pelos novos Estatuto e Regimento Geral da UFPA em 2006, mas é fruto de uma longa história, iniciada em 1993, de esforços institucionais para a implantação da educação a distância no Pará. É um órgão vinculado ao Gabinete da Reitoria que possui a missão de gerenciar as ações ligadas à política institucional para a educação a distância, além de propor soluções para o ensino presencial. A AEDi atua na consolidação e ampliação de atividades de ensino-aprendizagem no estado, combinando métodos tradicionais a experiências inovadoras de ensino, envolvendo, especialmente, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
Uma celebração da memória para a UFPA
O Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia é uma das células que integram a Assessoria. Inaugurado em 2010, atua com a proposta de ser um espaço para a concepção e desenvolvimento de ações de pesquisa, produção e experimentação envolvendo TICs, ambientes de aprendizagem e recursos educacionais em várias linguagens comunicacionais. Com uma equipe multidisciplinar, se constituiu ao longo dos anos como espaço dinâmico, não somente de concepção e produção, como também de validação de conteúdos multimídia e processos voltados ao ensino de graduação na UFPA em diferentes modalidades de ensino.