Alunos e professores participam da palestra “Matemática no Cotidiano”

Compreender o processo de transformação da Matemática ao longo da história e perceber suas aplicações no dia a dia foi objetivo da palestra “Matemática no Cotidiano”, ministrada hoje, dia 19 de outubro, às 10h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), pelo Prof. Dr.  Márcio Nascimento, docente vinculado ao ICEN e ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento integrou as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT) no Pará, que ocorrerá no período de 23 a 29 de outubro.

A programação reuniu cerca de 50 participantes, entre alunos e professores de cursos de graduação e pós-graduação da UFPA, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA), além de representantes da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC).

A Matemática, representada de diversas formas no cotidiano, foi um dos assuntos abordados na palestra

Durante a palestra, o professor Márcio contextualizou as transformações da Matemática ao longo das civilizações, desde a antiga Mesopotâmia, há cerca de 3.000 a.C, até a sociedade atual. Em seguida, apresentou as diversas formas de percebemos esta ciência em outras áreas do ensino, como na Arte, Física e Biologia. Também demonstrou a sua importância no cotidiano dos indivíduos.

Para o professor, a Matemática pode ser facilmente percebida no dia a dia, as pessoas só precisam estar dispostas a enxergá-la. No âmbito do ensino não é diferente. “Falar sobre Matemática e ensiná-la não precisa ser algo necessariamente monótono, utilizando unicamente os números. Há diversas maneiras de tornar os assuntos interessantes, até os tópicos mais complicados, como geometria diferencial, que geralmente os alunos aprendem no Ensino Superior”, explicou.

Alunos e professores da UFPA e membros da SEDUC-PA participaram da programação

Manuel Francisco do Santos Neto, aluno do último ano do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA, afirma que a nova geração de educadores, que está entrando no mercado, tem se preocupado em buscar soluções para os problemas de ensino da Matemática. “Um dos principais desafios que os professores possuem é conseguir trabalhar essa ciência de uma tal maneira que os alunos possam entender e aplica-la em seu cotidiano, tornando o aprendizado significativo. Nossa área ainda é muito rígida, mas já estamos trabalhando em prol de mudanças”, destacou.

Este foi o segundo evento promovido no âmbito do projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!” para SNCT 2017 no Pará, aprovado na Chamada MCTIC/CNPq nº 02/2017 e coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Monteiro Diniz, docente do ICEN e do PPGCIMES.

Semana que vem tem programação nas escolas!

Na segunda-feira, dia 23 de outubro, iniciarão as atividades da SNCT 2017 nas escolas de outras instituições de Belém.  A agenda prevista nos projetos “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!” e  “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática” ambos aprovados na Chamada MCTIC/CNPq nº 02/2017, inclui eventos de ciência móvel, exposição virtual, exposição de objetos matemáticos, palestras, oficinas, minicursos, debates orientados, visitas a escolas, gincanas e apresentação de materiais lúdicos e artísticos com base Matemática.

As informações sobre a programação e atividades a serem realizadas durante a SNCT, poderão ser acessadas nas páginas dos projetos no Facebook:

Artemática: https://www.facebook.com/SNCTArtematica/

Da rasa de açaí à garrafa de Klein: https://www.facebook.com/snctpara.rasadeacaiagarrafadeklein/