UFPA sedia Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte
A Universidade Federal do Para (UFPA) está sediando o Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento teve início nesta quinta-feira, dia 23 de novembro de 2017, e está sendo realizado no auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) da UFPA. O encerramento será na sexta, dia 24 de novembro.
O objetivo do Encontro é promover o diálogo com coordenadores de polos do Sistema Universidade Aberta no Brasil (UAB) na região, discutir sobre o contexto atual e desafios do Sistema, bem como tratar sobre as metas e estratégias para seu sucesso e manutenção.
O primeiro dia de programação, além de contar com a mesa de abertura, teve também apresentações de integrantes da CAPES e do Sistema UAB a respeito de temáticas relacionadas ao Sistema, bem como a primeira Oficina do evento e espaço aberto para comentários dos participantes. O Encontro está sendo transmitido ao vivo pelo endereço: cineolimpia.ufpa.br:8080/aedi.html.
Programação do primeiro dia
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes: Carlos Cezar Modernel Lenuzza, Diretor de Educação a Distância da CAPES; Edilson Carlos Balzzan, Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos da UAB; Prof. Dr. Horácio Schneider, Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFPA, representando o Reitor, Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho; e o Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso, Coordenador da UAB na UFPA e Diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) da UFPA.
Em sua fala na mesa de abertura do evento, o Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Polos da UAB, Edilson Balzzan, destacou que o evento é um importante momento para o fortalecimento do Sistema UAB. “Esta é uma oportunidade para nos aproximarmos dos coordenadores, trocar informações, compartilhar boas práticas e boas experiências”, frisou.
Na sua apresentação, o Diretor de Educação a Distância da CAPES, Prof. Dr. Carlos Lenuzza, ressaltou que existem atualmente mais de 700 polos ativos espalhados em todos os estados do país, com 200 mil alunos matriculados. Destes, 70% residem em municípios de, no máximo, 100 mil habitantes. Tais dados demonstram a importância do Sistema para camadas da população que possuem dificuldade de acesso à formação superior. Entretanto, ainda há diversos desafios que precisam ser superados, como o baixo índice de formação de professores na educação básica.
“Nós temos hoje milhares de professores sem formação ministrando aulas em escolas. Uma de nossas metas para os próximos anos é qualificar o nosso programa diante deste cenário. Entre as ações, posso destacar que vamos ampliar o número de ofertas e reservar vagas em cursos que oferecem mestrados profissionais para professores atuantes na UAB”, explicou o professor Carlos Lenuzza.
Para superar os desafios, o Sistema UAB conta com o apoio de instituições de ensino superior. Nesse sentido, Carlos Lenuzza destacou a importância da Universidade Federal do Pará. “A UFPA é uma instituição que está conosco desde que iniciamos nossas atividades, há 11 anos. É uma instituição parceira, que tem demonstrado comprometimento e agora terá ainda mais responsabilidade realizando articulação com sistemas de ensino municipais e estaduais à medida em que a UAB aumenta sua atuação também no Plano Nacional de Formação de Professores”, disse.
O Coordenador da UAB na UFPA e Diretor do NITAE², Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso, afirmou que o diálogo com instituições e prefeituras municipais também é importante para o fortalecimento das atividades dos polos UAB da região Norte. “Precisamos contar com o investimento das prefeituras nas atividades de ensino para que os polos possam garantir uma boa estrutura para receber os alunos e promover a formação”, explicou.
Segunda parte da programação
Durante a tarde, a Coordenadora Geral de Inovação em Ensino a Distância da CAPES, Profa. Dra. Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, ministrou a palestra “Contexto Atual do Sistema Universidade Aberta do Brasil”, com dados sobre o Sistema, bem como a importância da Educação a Distância (EaD) para o cumprimento das metas previstas no último Plano Nacional de Educação (PNE). “Observando os dados levantados e o cenário do Brasil, é possível afirmar que somente com a expansão da EaD é que será possível o atingimento das metas, sobretudo no que se refere à elevação da taxa de matrícula na educação superior e o aumento da formação de professores que atuam educação básica”, afirmou.
Em seguida, o Coordenador de Tecnologia em Educação a Distância da CAPES, Prof. Dr. Alexandre Magalhães Martins, explanou na palestra “Ações conjuntas, mapeamento dos alunos, portabilidade e disciplinas em rede, evasão” sobre as ações realizadas pela coordenação para a melhoria e eficiência do Sistema UAB.
Também foi iniciada hoje a oficina sobre gestão de polo UAB, com o objetivo de auxiliar a compreender como se dá a gestão dos polos atualmente, para que a CAPES possa prospectar um modelo padrão de gestão a ser aplicado em todos os polos do Brasil. A atividade consistiu na divisão de coordenadores em grupos para juntos responderem um questionário sobre a temática. Os resultados serão apresentados amanhã.
Sobre o encontro
O Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte é o último de uma série de cinco encontros, um em cada região brasileira, promovidos pela Diretoria de Educação (DED) da CAPES, em 2017, para reunir coordenadores de polos UAB e discutir temas relevantes para o Sistema e para a educação à distância.
Durante o primeiro dia de evento na UFPA, em espaço aberto para que os coordenadores dos polos UAB pudessem esclarecer dúvidas, expor sugestões e contribuições para o desenvolvimento das ações e estratégias do Sistema, o coordenador do polo UAB de Marabá, Ademar da Luz Filho, que participou pela primeira vez do encontro, disse que o evento está sendo uma oportunidade para conhecer a equipe da CAPES e relatar um pouco da realidade da região Norte. “Hoje pudemos ouvir as propostas da CAPES para os próximos anos, bem como expor as nossas dificuldades, avanços e experiências”, explicou.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas, que oferece cursos de nível superior por meio da educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para professores, gestores e colaboradores atuantes na educação básica, mas existem também ofertas de formação para o público em geral.
Sobre o NITAE²
O Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte é o primeiro evento sediado pelo NITAE², uma nova unidade acadêmica da UFPA, que tem como antecedente a Assessoria de Educação a Distância (AEDi), transformada em Núcleo a partir da última reunião do Conselho Universitário da UFPA (CONSUN), realizada no dia 20 de outubro de 2017. Tal transformação se deve à ampliação do escopo de atuação da AEDi, atuando no desenvolvimento de soluções de ensino-aprendizagem para a Educação a Distância e também outras modalidades de ensino. O objetivo do NITAE² é promover estudos transdisciplinares voltados às tecnologias e metodologias da Informação e Comunicação, orientadas a soluções inovadoras para o ensino e a aprendizagem.