Universidade Aberta do Brasil terá novos editais em 2018 e 2019

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) terá novos editais em 2018 e 2019. A novidade foi anunciada nesta terça-feira, 28, pelo diretor de Educação a Distância da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Lenuzza, durante a abertura da 10ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional do Sistema UAB. Coordenadores da Universidade Aberta de todo o país estarão reunidos até amanhã, 29 de novembro, em Brasília, para debater o futuro do sistema.

(Foto: Natália Morato - CCS/CAPES)

“Precisamos que a UAB tenha editais anuais, respeitando a questão do orçamento. Há muitos aperfeiçoamentos que devemos pensar para o sistema: melhorar situações de aprendizagem, de acolhimento, a relação ingressantes e formandos, mas o mais importante é deixar sempre o copo cheio. Por isso, haverá editais em 2018 e 2019. É preciso atuar na reposição do sistema e é para isso que devemos trabalhar coletivamente nesse encontro”, definiu o diretor.

Formação Docente
Lenuzza destacou a integração e centralidade da UAB na política de formação de professores do Ministério da Educação. “O MEC tem desenhado um cenário em que a Universidade Aberta do Brasil é peça chave na formação de professores de todo o Brasil. Nossa primeira ação foi retomar a seleção, que não acontecia há dois anos. Alguns questionavam se a gestão que chegava ao MEC há um ano acabaria com o sistema. A resposta foi dada: nós queremos a continuidade, fazer com que a UAB volte ao trilho que caracterizou sua origem como forte instrumento de formação inicial e continuada dos nossos educadores.”

(Foto: Natália Morato - CCS/CAPES)

O diretor da CAPES ressaltou a responsabilidade civil e republicana nesse compromisso de continuidade de um programa de Estado como a UAB. “Dificuldades nós temos, mas maiores dificuldades serão para o Brasil senão contarmos com a Universidade Aberta do Brasil. Todos os coordenadores têm, com essa gestão da CAPES, o compromisso de um canal aberto, de diálogo permanente”, concluiu.

A Presidente do Fórum de Coordenadores do Sistema UAB, Ilka Márcia R. de Souza Serra, também destacou o efetivo diálogo entre as instituições e a CAPES. “Temos buscado representar os coordenadores no sentido de fortalecer o sistema e dizer para a sociedade que acreditamos na UAB como uma peça obrigatória na formação de docentes no Brasil. O diálogo entre o Fórum e a Diretoria de Educação a Distância tem sido bastante eficaz. Só vamos conseguir avançar, fortalecer esse programa que já deu certo, e alcançar resultados maiores com essa articulação entre universidades públicas e a CAPES.”

A reunião contará ainda com um balanço da atual gestão, eleição para nova presidência do Fórum, palestras sobre Mineração de Dados Educacionais e novidades no Portal eduCAPES.

UAB
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

(Brasília – Pedro Arcanjo - CCS/CAPES)

Texto: CCS/CAPES