UFPA inaugura Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²)

“Penso que este Núcleo cumprirá na UFPA uma função ampla. Será um centro de pensamento, reflexão, planejamento e execução de projetos inovadores para a educação superior, presencial e a distância, que buscarão tornar o ensino estimulante aos alunos. Ele ajudará a Universidade a dar um salto de qualidade e se posicionar nesse mundo novo”. Assim declarou o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Emmanuel Zagury Tourinho em seu pronunciamento durante a Sessão de Instalação do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), realizada nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro, às 17h, no auditório da nova unidade acadêmica no Setor Básico da universidade. Na ocasião, o Reitor oficializou a posse dos dirigentes: o professor José Miguel Martins Veloso, como Diretor, e a professora Cristina Lúcia Dias Vaz, como Diretora Adjunta.

DSC03523

O Núcleo nasce da transformação da Assessoria de Educação a Distância (AEDi), aprovada pelo Conselho Universitário da UFPA (CONSUN), por meio da Resolução no 760, de 20 de outubro de 2017. Tem como proposta ampliar e potencializar o trabalho já realizado pela Assessoria no que se refere ao desenvolvimento de projetos transdisciplinares para proposição de soluções inovadoras para os processos educacionais, dentro e fora da Instituição.

DSC03435

A sessão contou com a presença da professora Selma Dias Leite, importante agente da história da Educação a Distância (EaD) da UFPA, na ocasião representando o professor Alex Bolonha Fiúza de Mello, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet); de João Cauby Almeida Júnior, Pró-Reitor de Administração; do professor Nelson Souza Júnior, Pró-Reitor de Extensão; do professor Edmar Tavares da Costa, Pró-Reitor de Ensino de Graduação; do professor Amauri Gouveia Júnior, Diretor de Capacitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, representando o Pró-Reitor, professor Rômulo Simões Angélica; do professor José Maia Bezerra Neto, Superintendente de Assistência Estudantil da UFPA; do professor Roberto Ferraz Barreto, Diretor Adjunto da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp); da professora Edilza Joana Oliveira Fontes, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) e do professor João Furtado de Souza, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF).

Também participaram do evento professores, técnicos-administrativos e colaboradores da antiga AEDi, assim como alunos do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), primeira subunidade acadêmica do Núcleo.

DSC03550

Em seu discurso, a Diretora Adjunta do NITAE2, professora Cristina Vaz, falou sobre o significado desse momento para o grupo. “Estou muito emocionada e feliz por iniciarmos essa nova etapa depois de uma longa trajetória de trabalho. Quero agradecer a todos que contribuíram por estamos hoje aqui. Estou assumindo a gestão com muita responsabilidade e compromisso”, declarou a professora.

DSC03415

O Diretor, professor José Miguel Veloso, narrou algumas das memórias que fizeram parte do percurso AEDi até se tornar Núcleo e reafirmou a proposta da unidade acadêmica. “Este núcleo nasce com o objetivo de propiciar e difundir o uso de tecnologias para o aprendizado e ampliar o acesso das pessoas à Universidade. Acreditamos que somente o acesso à educação possibilitará o que hoje denominamos de sustentabilidade”, ressaltou.

DSC03400

O Núcleo

O NITAE² tem como objetivo central a concepção de processos, metodologias e produtos inovadores de construção de conhecimento, a partir de uma visão abrangente de ensino, não dissociado da pesquisa aplicada e da extensão.

Entre as finalidades do Núcleo destacam-se: contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino presencial, incorporando recursos pedagógicos e tecnológicos próprios da EaD; formar recursos humanos aptos a conceber, desenvolver, testar e avaliar tecnologias inovadoras voltadas a ensino e extensão; apoiar a UFPA no planejamento e implantação de cursos e disciplinas que requeiram o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); publicar e divulgar produtos, processos e resultados de pesquisas voltados às temáticas do NITAE²; entre outras frentes de trabalho.

Esse escopo de atuação foi se configurando, ao longo de mais de duas décadas, pelos projetos desenvolvidos pelo grupo de professores que atuam ou atuaram na área de Educação a Distância na UFPA. As primeiras iniciativas institucionais para adoção da EaD como modalidade de ensino estratégica para a democratização do acesso ao Ensino Superior datam da década de 1990. Um marco importante dessa trajetória foi a criação da AEDi em 2006, vinculada ao Gabinete do Reitor, com a missão de coordenar as ações da política institucional para a EaD, qualificando e inovando os processos de ensino-aprendizagem, potencializado pelo uso das TICs.

Com a ampliação de sua atuação na UFPA, a Assessoria foi responsável pelo desenvolvimento de vários projetos, processos e produtos baseados no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, como a criação do repositório UFPA Multimídia, a criação da Editora da AEDi (EditAEDi), a concepção e o desenvolvimento do Projeto Newton, a concepção didática da primeira disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a distância da UFPA, o desenvolvimento de diferentes recursos didáticos multimidiáticos, a proposição da disciplina Matmídia – Planejamento e Produção de Materiais Educacionais Multimidiáticos para Ensino em Matemática, a realização de projetos de cooperação nacional e internacional, dentre outras ações que, a partir de agora, comporão o escopo do NITAE².