NITAE² recebe convidado internacional para missão de trabalho e Aula Inaugural do PPGCIMES

No período de 07 a 10 de março de 2018, o Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) receberá a visita do Prof. Dr. David Geerts, da Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven (Bélgica), que estará no Brasil para missão de trabalho de projeto de cooperação internacional. Trata-se do projeto “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), via Edital 02/2015 do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), do qual o professor convidado é coordenador estrangeiro. O referido projeto é liderado pela UFPA e prevê a cooperação entre grupos de pesquisa da UFPA, da KU Leuven e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição associada.

Especificamente no dia 07 de março (quarta-feira), às 10h30, o Prof. David Geerts ministrará a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), que tem como tema “O uso de elementos de design de games para envolver usuários em pesquisa qualitativa”. A Aula será realizada no Auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), Campus Profissional da UFPA.

Na Aula serão abordados processos de concepção e desenvolvimento de metodologias criativas baseadas em jogos. Para isso, o professor apresentará resultados de projetos desenvolvidos no âmbito do laboratório que coordena e dará exemplos de jogos já utilizados por usuários finais de tecnologia. A Aula será ministrada em inglês e haverá tradução simultânea para o português.

A Aula Inaugural do PPGCIMES é aberta ao público e integra a programação das Jornadas de Cooperação Internacional UFPA, iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). Haverá transmissão ao vivo por meio do link www.aovivo.propesp.ufpa.br.

Ainda durante a agenda de trabalho em Belém, o Prof. David Geerts participará de reuniões de trabalho com a equipe do NITAE² e com a gestão superior da UFPA. No dia 08 de março (quinta-feira), o professor realizará Workshop sobre “O uso de métodos criativos em Interação Humano-Computador (IHC)”, voltado para alunos e professores do PPGCIMES, que ocorrerá de 9h às 13h, no Auditório do NITAE².

Sobre o professor

Pesquisador líder e coordenador do Meaningful Interactions Lab (mintlab) da KU Leuven, laboratório também afiliado ao imec, principal instituto de pesquisa na região de Flanders, na Bélgica. O mintlab atua no desenvolvimento de pesquisas fundamentais e aplicadas no campo da IHC a partir da perspectiva das Ciências Sociais e Humanidades.

É mestre em Ciências da Comunicação pela KU Leuven e em Cultura e Comunicação pela Katholieke Universiteit Brussel (KU Brussel). Seu doutorado é pela Faculdade de Ciências Sociais da KU Leuven. Entre os interesses de pesquisa estão, principalmente, design centrado no usuário e televisão interativa, já tendo coordenado inúmeros projetos nessas temáticas, em nível local e internacional.

O pesquisador atua em parceria com grupo de pesquisa da UFPA desde 2014, institucionalizada em 2016 a partir do projeto de cooperação internacional que está em andamento, a partir de financiamento da CAPES.

SERVIÇO:

Evento: Aula Inaugural “O uso de elementos de design de games para envolver usuários em pesquisa qualitativa” do PPGCIMES

Ministrante: Prof. Dr. David Geerts (mintlab – KU Leuven – Bélgica)

Data: 07 de março de 2018 (quarta-feira)

Horário: 10h30

Local: Auditório do Prédio de Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), localizado no Campus Profissional da UFPA em Belém

Transmissão ao vivo:  www.aovivo.propesp.ufpa.br