Lançamento do curso Nacional de Biblioteconomia na modalidade a distância (BibEaD)

A diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizou na última sexta-feira, 23, a cerimônia de lançamento do curso nacional de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância (BibEaD). A programação foi transmitida ao vivo pelo site da CAPES.

Na Universidade Federal do Pará, a solenidade foi transmitida em um evento realizado no Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão – NITAE², antiga Assessoria de Educação a Distância, que através do Programa UAB oferta os cursos de graduação a distância em Licenciatura em Letras, Biologia, Matemática, Física, Química, além do curso de Bacharelado em Administração Pública, e que agora irá ofertar o curso de Biblioteconomia.

Durante o evento, estiveram presentes o Vice-Diretor da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, Professor Williams Pinheiro, o Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Professor Carlos Maciel, a Diretora de Desenvolvimento do Ensino, Professora Clarice Nascimento, representando o pró-reitor de ensino da graduação, Professor Edmar Tavares da Costa, além de professores da faculdade de biblioteconomia e funcionários do NITAE².

 

Professor Williams Pinheiro, Vice-Diretor da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA

 

A iniciativa foi elogiada pelos participantes, que parabenizaram e destacaram a importância da modalidade EaD nos cursos ofertados pela UFPA. Para o Professor Williams Pinheiro, Vice-Diretor da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, existe a necessidade da formação de bibliotecários no Brasil, o professor destacou o fato de que apenas 4% das vagas deste curso estão na região Norte, sendo a maioria das vagas destinadas às regiões Sul e Sudeste, o que demonstra a carência de profissionais formados em Biblioteconomia na região Norte do país. Além disso, o professor destacou a importância da inclusão social que a universidade propõe através de cursos na modalidade a distância.

A Professora Clarice Nascimento, Diretora de Desenvolvimento do Ensino da UFPA, parabenizou a iniciativa, ressaltando a relevância da proposta do curso e do profissional formado em Biblioteconomia, profissional fomentador e agente de produção de conhecimento dentro da escola. A professora ainda ressaltou o orgulho que a UFPA sente com a iniciativa, que trará resultados promissores para toda a comunidade acadêmica.

 

Professor Williams Pinheiro, Professores da Faculdade de Biblioteconomia, Professora Cristina Vaz, diretora Adjunta do NITAE², funcionários e colaboradores do NITAE²

 

Durante a ocasião foi transmitido a solenidade de lançamento do curso, realizada pela CAPES, no edifício-sede da agência. No momento, o curso foi apresentado, assim como diversas informações sobre a sua criação e futuro desenvolvimento. A transmissão completa pode ser acessada por meio do link: https://goo.gl/so9r1B

Curso de Biblioteconomia na Modalidade a Distância (BibEaD)

Oferecido por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso é resultado de uma parceria entre a CAPES, o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem por objetivo suprir a carência de bibliotecários, bem como a necessidade de atender a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino até 2020, com a presença e atuação do profissional bibliotecário em todas as bibliotecas instaladas no país.

UAB

Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES.

NITAE²

O NITAE² tem como objetivo central a concepção de processos, metodologias e produtos inovadores de construção de conhecimento, a partir de uma visão abrangente de ensino, não dissociado da pesquisa aplicada e da extensão.

Entre as finalidades do Núcleo destacam-se: contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino presencial, incorporando recursos pedagógicos e tecnológicos próprios da EaD; formar recursos humanos aptos a conceber, desenvolver, testar e avaliar tecnologias inovadoras voltadas a ensino e extensão; apoiar a UFPA no planejamento e implantação de cursos e disciplinas que requeiram o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); publicar e divulgar produtos, processos e resultados de pesquisas voltados às temáticas do NITAE²; entre outras frentes de trabalho.

Esse escopo de atuação foi se configurando, ao longo de mais de duas décadas, pelos projetos desenvolvidos pelo grupo de professores que atuam ou atuaram na área de Educação a Distância na UFPA. As primeiras iniciativas institucionais para adoção da EaD como modalidade de ensino estratégica para a democratização do acesso ao Ensino Superior datam da década de 1990. Um marco importante dessa trajetória foi a criação da AEDi em 2006, vinculada ao Gabinete do Reitor, com a missão de coordenar as ações da política institucional para a EaD, qualificando e inovando os processos de ensino-aprendizagem, potencializado pelo uso das TICs.

Com a ampliação de sua atuação na UFPA, a Assessoria foi responsável pelo desenvolvimento de vários projetos, processos e produtos baseados no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, como a criação do repositório UFPA Multimídia, a criação da Editora da AEDi (EditAEDi), a concepção e o desenvolvimento do Projeto Newton, a concepção didática da primeira disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a distância da UFPA, o desenvolvimento de diferentes recursos didáticos multimidiáticos, a proposição da disciplina Matmídia – Planejamento e Produção de Materiais Educacionais Multimidiáticos para Ensino em Matemática, a realização de projetos de cooperação nacional e internacional, dentre outras ações que, a partir de agora, comporão o escopo do NITAE².