UniRede realiza o Seminário Regional da Região Norte

Na manhã desta quarta-feira, 05 de setembro de 2018, ocorreu mais um seminário regional da Associação Universidade em Rede (UniRede), com o objetivo de atualizar os associados e potenciais associados sobre as ações que a UniRede vem desenvolvendo e discutir temáticas relacionadas aos objetivos da Associação.

O seminário foi realizado no Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAe²), na Universidade Federal do Pará, onde o Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso, representante da Região Norte, pôde apresentar o panorama do Ensino a Distância no Brasil, principalmente na Região Norte e no estado do Pará.

Prof. Dr. José Miguel Martins Veloso iniciando o Seminário Regional da UniRede

No momento, o professor abordou as ações do EaD na UFPA, além dos incentivos para que a modalidade se torne cada vez mais presente em diversos cursos da universidade. Iniciativas como o Edital Pró-Licenciatura, programa que oferece formação inicial a distância a professores em exercício nos anos/séries finais do ensino fundamental ou ensino médio dos sistemas públicos de ensino, e a criação e consolidação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foram destaque no seminário. Além disso, no seminário, foi apresentado um breve histórico do EaD na Universidade Federal do Pará, enfatizando a primeira turma, do curso de Matemática, contemplada com a modalidade do ensino a distância, e apresentando os resultados atuais dos cursos ofertados na UFPA, nesta modalidade.

O Prof. Dr. Miguel Veloso ainda apresentou as expectativas para o futuro do EaD na região norte, destacando que a região é propícia para o ensino a distância, onde apesar dos problemas que a população enfrenta com o acesso à internet, a modalidade é aceita entre os discentes, valorizando a educação a distância no local.

Além do Prof. Dr. Miguel Veloso, esteve presente no evento o coordenador do polo UAB Marabá, o Professor Ademar da Luz Filho, que relatou o esforço dos alunos para frequentar as aulas no Polo Marabá, destacando a função social que o polo representa na região. Além disso, o Professor Ademar reforçou a fala do Professor Miguel Veloso, afirmando que a UAB faz a diferença na educação a distância, transformando a vida de muitas pessoas.

Professor Ademar da Luz Filho, apresentando o Polo Marabá

No seminário, também foi apresentada a Associação Universidade em Rede, através da composição da rede e suas iniciativas. Durante a apresentação, os participantes foram convidados para o XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), promovido pela UniRede. O evento será realizado no período de 20 a 23 de novembro de 2018, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luciana Padilha, Professor Miguel Veloso, Professor Ademar Filho

O Seminário Regional da UniRede possibilitou o compartilhamento de experiências dos integrantes da rede. Através de encontros como esse, será possível criar uma corrente de pessoas com interesse no tema, gerando uma maior integração entre os participantes. A Universidade do Estado do Pará será a próxima universidade a sediar o encontro da UniRede, podendo assim, criar um quadro institucional da região norte do país.

Serviço:

Evento: Seminário Regional UniRede