Nota de Pesar

A equipe de docentes, discentes, técnicos-administrativos e colaboradores do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) se soma às demais manifestações de pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Horácio Schneider, ocorrido no último dia 27 de setembro de 2018.

Para nosso Núcleo, Horácio foi e sempre será exemplo de professor e pesquisador, de competências ímpares entre as quais se destacavam sua afetividade, ousadia e uma ampliada visão de futuro e de mundo.

Marcas que alguns de nós percebemos na convivência com o professor, tão bem expressadas em seus discursos. Entre suas falas memoráveis está a brilhante explicação do professor sobre as noções de “ciência diurna” e “ciência noturna”, ao citar o biólogo francês François Jacob. “A ciência diurna põe em jogo raciocínios que se articulam como engrenagens. A ciência noturna, ao contrário, erra as cegas. Ela hesita, tropeça, recua, transpira, acorda em sobressalto. Duvidando de tudo, ela se procura, interroga e repreende-se sem cessar. [...] é uma história que fica só para nós” (Schneider, 2007).

Horácio, portanto, nos inspira a desenvolver uma ciência “diurna” e “noturna”, que integradas nos permitem até “sonhar acordado” durante uma ação de pesquisa, já que no contato com a realidade estudada, além de resultados objetivos, experienciamos diferentes sensações e sentimentos. E é essa articulação que direciona o olhar de um pesquisador.

A todos nós fica o exemplo e a saudade de Horácio, pesquisador que encarnou de forma plena o sentido de ciência.