Nota de Pesar
A equipe de docentes, discentes, técnicos-administrativos e colaboradores do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) se soma às demais manifestações de pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Horácio Schneider, ocorrido no último dia 27 de setembro de 2018.
Marcas que alguns de nós percebemos na convivência com o professor, tão bem expressadas em seus discursos. Entre suas falas memoráveis está a brilhante explicação do professor sobre as noções de “ciência diurna” e “ciência noturna”, ao citar o biólogo francês François Jacob. “A ciência diurna põe em jogo raciocínios que se articulam como engrenagens. A ciência noturna, ao contrário, erra as cegas. Ela hesita, tropeça, recua, transpira, acorda em sobressalto. Duvidando de tudo, ela se procura, interroga e repreende-se sem cessar. [...] é uma história que fica só para nós” (Schneider, 2007).
Horácio, portanto, nos inspira a desenvolver uma ciência “diurna” e “noturna”, que integradas nos permitem até “sonhar acordado” durante uma ação de pesquisa, já que no contato com a realidade estudada, além de resultados objetivos, experienciamos diferentes sensações e sentimentos. E é essa articulação que direciona o olhar de um pesquisador.
A todos nós fica o exemplo e a saudade de Horácio, pesquisador que encarnou de forma plena o sentido de ciência.