Aula Inaugural do Projeto Newton recebe Diretora do CNPq para discutir a formação profissional do engenheiro e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia no mês de março um novo período letivo. Para receber e acolher os calouros dos cursos de graduação, Disciplina de Cálculo 1, o Projeto Newton promoverá no próximo dia 18, segunda-feira, a sua Aula Inaugural que será realizada no auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC). Para as turmas do turno matutino, a aula será às 9h20 e para as turmas do turno vespertino às 16h40. Ambas as aulas serão transmitidas ao vivo, por meio do endereço: http://www.projetonewton.ufpa.br/.
A atividade terá a palestra "Formação Profissional do Engenheiro Contemporâneo e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais", ministrada pela Profa. Dra. Adriana Tonini, Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e docente da Universidade Federal de Ouro Preto.

A professora Adriana Tonini possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e graduação em Engenharia Civil pela UFMG. Tem experiência em ensino, pesquisa, extensão e gestão, atuando principalmente nas seguintes áreas: Formação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Educação em Engenharia, Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação.

A proposta da palestra é refletir sobre a formação do engenheiro na atualidade e apresentar aos alunos as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação das áreas de Engenharias. As diretrizes podem ser entendidas como um conjunto de normas que orientam o projeto e o planejamento de um curso de graduação. No caso das Engenharias, a ideia é que os currículos sejam definidos a partir de competências a serem desenvolvidas, a partir de um contexto histórico e social, ao invés de núcleos de conteúdos técnicos. A proposta é formar profissionais críticos, reflexivos, criativos, cooperativos e capazes de atuar e adaptar- se às novas demandas da sociedade.


Sobre o Projeto Newton
O Projeto Newton foi concebido em 2013 pelo gabinete da Reitoria e pela então Assessoria de Educação a Distância (AEDi), atual Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), em parceria com o Instituto de Tecnologia (ITEC) e com o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA.
A iniciativa tem como objetivo qualificar o ensino-aprendizagem de Cálculo na Universidade Federal do Pará. Para isso, parte da premissa de que o ensino de graduação deve ser constantemente repensado e atualizado considerando as novas gerações que entram na Universidade, conectadas aos meios digitais e ao uso de linguagens multimídia. Assim, buscando inovar o processo de ensino-aprendizado, investe em diversas estratégias educacionais e comunicacionais agregando práticas pedagógicas tradicionais e contemporâneas na construção de um ambiente ampliado de estudos, oferecendo aos alunos recursos como monitorias presenciais e a distância, espaços virtuais de interação, salas de estudo individual e coletivo e aulas presenciais diferenciadas pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação.


SERVIÇO:
Aula Inaugural do Projeto Newton: "Formação Profissional do Engenheiro Contemporâneo e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais"
Ministrante: Profa. Dra. Adriana Tonini
Data: 18/03/2019
Horário: 9h20 às 11h (matutino) e 16h40 às 18h20 (vespertino)
Local: Auditório do PGITEC (veja a localização aqui)
Transmissão ao vivo: http://www.projetonewton.ufpa.br/.