A formação do engenheiro e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais são tema da Aula Inaugural do Projeto Newton

Calouros dos cursos de graduação nas áreas da Engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram nesta segunda-feira, dia 18 de março, da Aula Inaugural da disciplina de Cálculo 1 no Projeto Newton, este desenvolvido pelo Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²).

A aula teve como título “Formação Profissional do Engenheiro Contemporâneo e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais”, e foi ministrada pela Profa. Dra. Adriana Tonini, Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

A programação foi realizada no auditório do Prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) com as turmas dos turnos matutino e vespertino, contando com transmissão ao vivo pela internet por meio do endereço www.projetonewton.ufpa.br.

Em sua apresentação a Profa. Dra. Adriana Tonini abordou a formação do engenheiro contemporâneo e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais. De acordo com a professora, atualmente tem sido defendida a necessidade de formar engenheiros aptos a enfrentar desafios, dotados de competências técnicas e gerenciais e além de senso crítico, criatividade e responsabilidade. “O profissional precisa solucionar problemas, saber trabalhar em equipe, tomar decisões, se comunicar, pensar no meio ambiente e na sustentabilidade. Temos que preparar o sujeito para lidar com os desafios do mundo do trabalho”, explicou a professora convidada.

Para isso, é preciso que as Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação acadêmica do engenheiro acompanhe as necessidades da sociedade. Nas novas diretrizes, propõem-se que a sala de aula não seja o único ambiente de ensino, mas que haja atividades em escolas e empresas para que os alunos possam aliar a teoria à prática. Estimula-se também programas de estágio e projetos de extensão, visando formas de avaliação cada mais processuais e construtivas.

Outro desafio relacionado à formação do engenheiro está no controle do índice de evasão nos cursos de graduação. Segundo a professora, o percentual de estudantes que abandonam os cursos em faculdades particulares e universidades públicas chega a 54%. “Para cada 1000 candidatos que tentam vagas nos vestibulares, apenas 175 ingressam e somente 75 concluem”, destacou.

A professora também apresentou o CNPq e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como agências de fomento que incentivam a pesquisa no Brasil. Por fim, incentivou os alunos a participarem de projetos de iniciação científica e problematizou a necessidade de fomentar a maior presença de mulheres nos cursos de Engenharias e Ciências Exatas, tradicionalmente encarados como áreas duras e pouco aderentes ao público feminino. Para assistir a aula completa, acesse o repositório UFPA Multimídia clicando aqui

ACOLHIDA NA UFPA

Também participaram do momento de acolhida o Reitor da UFPA, prof. Emmanuel Zagury Tourinho; o Diretor Adjunto do Instituto de Tecnologia (ITEC), prof. Hito Braga; o Diretor do NITAE² e vice-coordenador do Projeto Newton, prof. José Miguel Martins Veloso; a Diretora Adjunta do NITAE², profa. Cristina Lúcia Dias Vaz, e os professores ministrantes das disciplinas de Cálculo 1 no Projeto, Tiago Leandro Coelho e Marcel Bertolini.

Os gestores e docentes deram as boas-vindas aos presentes e destacaram a importância do Projeto Newton para a formação dos estudantes. Na ocasião, a profa. Marianne Kogut Eliasquevici, docente do NITAE² e integrante do Projeto Newton, apresentou a proposta do Projeto, os recursos de aprendizagem disponíveis e as metodologias utilizadas nas aulas.